EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA MEDIAÇÂO PEDAGÓGICA

Neide Pena, Andreza Lima Rocha Soares

Resumo


Esta pesquisa é parte da Dissertação de Mestrado em Educação, defendida em meados de 2019, em que se buscou compreender a educação a distância (EaD) como uma modalidade educacional de ensino e aprendizagem, em forte expansão no Brasil graças à incorporação de tecnologias digitais de informação e comunicação. Neste trabalho as metodologias ativas são tomadas como uma estratégia e possibilidade de diminuir a evasão no nível superior. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, cunho exploratório e descritivo, e se deu por meio da pesquisa documental e bibliográfica sistematizada. Observa-se que o ensino a distância se tornou uma alternativa para muitos estudantes, principalmente para os que trabalham e estudam, entretanto, pode-se ressaltar que as instituições de ensino precisam enfrentar os desafios de combater o índice de evasão, para que ela possa realmente ser um instrumento de democratização de educação superior no pais.

Palavras-chave


Educação a Distância; Ensino Superior; Metodologias Ativas

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v16n1-4150

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet