A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

Sílvia Danizete Pereira Barbosa, Raquel Quirino

Resumo


Este artigo resulta de uma pesquisa teórico-empírica e busca desvelar como se dá a educação profissional de jovens e adolescentes do sexo feminino que cumprem medida socioeducativa de internação no estado de Minas Gerais. Abordando a legislação atual, que insere a educação profissional como parte integrante da educação básica e direito de todos/as os/as cidadãos/ãs, investigou-se a importância de sua oferta a esse público específico por meio de entrevistas semiestruturadas com alguns gestores da instituição e cinco adolescentes internas. Verificou-se como são ofertadas e desenvolvidas as atividades de profissionalização, a relevância que as meninas conferem aos cursos desenvolvidos e as percepções da equipe gestora sobre essa atividade educativa. Os dados analisados sinalizam que a escolarização e a profissionalização nas medidas socioeducativas de internação são ofertadas de forma ainda insuficiente e apresentam-se eivadas de preconceitos e estereótipos de gênero,demandando estudos e reflexões a fim de lograr transformações sociais nessa área.

Palavras-chave


Educação profissional. Medida socioeducativa. Relações de gênero.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v15n2-4167

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet