A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

Autores

  • Sílvia Danizete Pereira Barbosa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Cefet MG
  • Raquel Quirino Centro Federal de educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n2-4167

Palavras-chave:

Educação profissional. Medida socioeducativa. Relações de gênero.

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa teórico-empírica e busca desvelar como se dá a educação profissional de jovens e adolescentes do sexo feminino que cumprem medida socioeducativa de internação no estado de Minas Gerais. Abordando a legislação atual, que insere a educação profissional como parte integrante da educação básica e direito de todos/as os/as cidadãos/ãs, investigou-se a importância de sua oferta a esse público específico por meio de entrevistas semiestruturadas com alguns gestores da instituição e cinco adolescentes internas. Verificou-se como são ofertadas e desenvolvidas as atividades de profissionalização, a relevância que as meninas conferem aos cursos desenvolvidos e as percepções da equipe gestora sobre essa atividade educativa. Os dados analisados sinalizam que a escolarização e a profissionalização nas medidas socioeducativas de internação são ofertadas de forma ainda insuficiente e apresentam-se eivadas de preconceitos e estereótipos de gênero,demandando estudos e reflexões a fim de lograr transformações sociais nessa área.

Biografia do Autor

Sílvia Danizete Pereira Barbosa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Cefet MG

Sílvia Danizete P. Barbosa é Mestra em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Especialista em Práticas Socioeducativas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Especialista em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal de Ouro Preto; Especialista em Políticas Públicas e Socioeducação pela Escola Nacional de Socioeducação – Universidade de Brasília; Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior – Uninter; Graduada em Administração, Letras e Pedagogia. Atualmente desenvolve atividades com adolescentes que cumprem Medida Socioeducativa de Internação e leciona na Educação Básica – Ensino Fundamental.

Raquel Quirino, Centro Federal de educação Tecnológica de Minas Gerais

Raquel Quirino é pós-doutora e Doutora em Educação pela Universidade Federal de minas Gerais; Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de educação Tecnológica de Minas Gerais. Professora do Programa Especial de Formação de Docentes e do Programa de pós-Graduação em Educação Tecnológica; líder do Grupo de Pesquisa em Formação e Qualificação Profissional – Forquap no CEFET-MG. Pesquisadora e docente nas áreas: divisão sexual do trabalho, trabalho-educação, relações de gênero na ciência e tecnologia e educação tecnológica, didática e formação docente. Atua também como consultora e palestrante educacional e organizacional.

Downloads

Publicado

2020-07-16

Como Citar

Barbosa, S. D. P., & Quirino, R. (2020). A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. Revista Educação - UNG-Ser, 15(2), 89–100. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n2-4167

Edição

Seção

Artigos