A VISUALIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n1-4328

Palavras-chave:

Educação de Surdos, Visualidade, Aprendizagem.

Resumo

Este artigo objetiva realizar um levantamento de pesquisas sobre Educação de Surdos atendendo-se à visualidade como elemento de mediação no processo de aprendizagem. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados de indexação de artigos, no qual selecionamos as plataformas da Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e o Portal de Periódicos da CAPES. Como procedimentos metodológicos, subdividimos em cinco etapas: (1) definição da estratégia de busca, na qual optamos pelos termos “visualidade”, "aprendizagem" e "surdos" em três campos de busca (título, resumo, palavras-chaves); (2) busca por artigos científicos nas duas bases de pesquisa; (3) seleção dos estudos com aplicação de critérios de seleção e exclusão; (4) análise da coleta e extração de dados e (5) considerações quanto às oportunidades de pesquisa. Foram encontradas, inicialmente, noventa e cinco artigos que tratavam sobre visualidade, em seguida foi realizada uma nova análise considerando, neste momento, apenas as que referenciavam em suas pesquisas os processos de aprendizagem de estudantes Surdos, assim, foram detectados cinco artigos. Com a análise dos resultados, verificamos que os artigos selecionados apontavam a visualidade como elemento mediador da aprendizagem de Surdos, visto que os Surdos apreendem o mundo e interagem com ele a partir das experiências visuais. Assim, concluímos que se faz necessário explorar o uso e a aplicabilidade dos recursos visuais na Educação de Surdos, a fim de explorar as potencialidades instrumentais desses sujeitos para o desenvolvimento do pensamento.

Biografia do Autor

Welbert Vinícius de Souza Sansão, CIEd- Instituto de Educação, Universidade do Minho

Doutorando em Estudos da Criança na especialidade de Educação Especial do Centro de Investigação em Educação (CIEd) pela Universidade do Minho (UMINHO). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras com enfoque na Educação Matemática para Surdos. Especialista em Libras e graduado em Licenciatura em Matemática. Proficiência na Tradução e Interpretação de Libras (2010), bem como, Proficiência em Ensino da Libras (2015). Formação como Intérprete e Tradutor da Língua Brasileira de Sinais pelo CAS/MEC/BH. Atualmente, é Professor de Libras na Universidade Federal Recôncavo da Bahia (UFRB). Desenvolve pesquisas na área de Educação de Surdos, Educação Matemática e Estudos da Tradução. Membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas orientadas pela Teoria Histórico-Cultural e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Interiorização da Língua de Sinais (Neplis).

Anabela Cruz-Santos, CIEd- Instituto de Educação, Universidade do Minho

Doutora em Estudos da Criança, especialização em Educação Especial pela Universidade do Minho. Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação da Universidade do Minho e investigadora integrada do Centro de Investigação em Educação (CIEd). Leciona desde 2000 em cursos de formação de professores de Educação Especial e outros profissionais. Tem coordenado e participado em projetos nacionais e internacionais na área das Perturbações da Linguagem. Principais interesses de investigação: aquisição e desenvolvimento de competências de comunicação em crianças com e sem Necessidades Educativas Especiais, construção e validação de instrumentos de avaliação de linguagem, e estratégias baseadas na investigação para crianças com Perturbações da Comunicação e Deficiência Auditiva. É autora de capítulos em livro, artigos, e instrumentos de avaliação no âmbito da sua especialidade.

Downloads

Publicado

2021-05-21

Edição

Seção

Artigos