A ESCOLA, O PROFESSOR E O ALUNO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA

Carla Cristina Castro Araujo, Reginaldo Peixoto, Maria Silvia Rosa Santana

Resumo


A sociedade capitalista infere a pensar no tipo de educação que a escola sob os princípios desse sistema impõe para a sociedade de classes. A partir de uma revisão bibliográfica sobre conceitos do Materialismo Histórico-Dialético e da Pedagogia Histórico-Critica, buscou-se a análise da realidade da escola atual com vistas a contribuir com algumas constatações acerca da sua função e no papel do professor, para a sua possível transformação. O objetivo é o de descrever a função social da educação na escola capitalista, com breves considerações sobre a sua intencionalidade na história reproduzida no trabalho docente. O texto apresenta conceitos que, em sua totalidade, estabelecem os princípios que orientam essa concepção de educação e de ensino, baseados na formação do pensamento teórico, a saber: sociedade capitalista, educação, escola, professor, pensamento teórico, entre outros conceitos. Fundamenta o campo conceitual do professor e da escola a partir da sistematização e análise desses conceitos e das relações a eles intrínsecas. Conclui-se que foi realizado um exercício sobre a necessidade de refletir e conscientizar sobre as possibilidades educativas do aluno por meio de uma visão crítica da sociedade atual, assim como, constatar as condições limitantes que a escola propõe aos seus educandos, dificultando sua transformação e humanização e, de certa forma, preparando para o ajustamento econômico do capital, por meio da força de trabalho.

Palavras-chave


Sociedade capitalista. Escola. Pedagogia Histórico-Crítica. Professor.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v16n2-4346

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