COMPETÊNCIAS PARA ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO ENSINO PROFISSIONAL: UM ESTUDO PARA EGRESSOS DE ENSINO TÉCNICO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PROFISSIONAL

Luciano José Dantas, Roberto Kanaane

Resumo


O presente artigo teve por objetivo abordar, a partir do conceito de competências utilizado em educação profissional, a perspectiva de identificar um itinerário formativo destinado aalunos egressos de cursos técnicos para prosseguimentos de estudos em curso superiores de tecnologia. Como introdução, o conceito de competências foi abordadoa partir dos autores Almeida (2017), Dias (2010), Lopez (2016), Marinho-Araújo (2015-2017) e Rabelo (2015). Adotou-se como ponto de partida a legislação brasileira pertinente à educação profissional visto sua relevância ao entendimento do itinerário formativo proposto pelos catálogos nacionais de cursos técnicos e de cursos superiores de tecnologia. A pesquisa foi de natureza aplicada e abordagem qualitativa; o método adotado foi descritivo conjugado ao método exploratório, envolvendo levantamento bibliográfico e documental. Nessa pesquisa foram feitas análises comparativas de três cursos técnicos e três cursos superiores de tecnologia com denominação similar e de mesmo eixo tecnológico. A primeira análise foi a verificação dos descritivos dos itens principais referentes aos cursos e os respectivos catálogos; a segunda análise foi a comparação de matrizes curriculares dos cursos de uma instituição pública. Essas análises permitiram identificar similaridades entre os cursos em relação à formação, sinalizando a possibilidade de se trabalhar com competências, implicando na revisão dos currículos dos cursos analisados.

Palavras-chave


Competências; Itinerários Formativos; Ensino Profissional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v16n1-4352

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet