POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL: UMA REVISÃO LITERÁRIA DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS NO PERÍODO 2015/2019

Autores

  • Welington de Andrade Matos UNG-UNIVERSIDADE DE GUARULHOS
  • Maria Aparecida de Menezes UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n2-4428

Palavras-chave:

Educação Especial. Educação Inclusiva. Políticas Públicas de Educação

Resumo

As pesquisas científicas no Brasil relativas às Políticas Públicas Educacionais, especificamente aquelas voltada à inclusão, têm sido muito discutidas nos últimos tempos e, consequentemente, a produção literária acadêmica tem crescido na mesma proporção. Investigar as ideias, debates e discursos contidos nessas produções é fundamental na compreensão dos caminhos e tendências da Educação Inclusiva no cenário atual de constantes mudanças legais e ideológicas dentro da educação brasileira. O objetivo do presente artigo foi pesquisar e analisar as publicações acadêmicas em bases de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na biblioteca digital online de livre acesso Scientific Electronic Library Online-Scielo nos últimos 5 anos, investigando as tendências de debates no campo da educação inclusiva no Brasil, com a utilização de filtros dos portais acessados, bem como critérios de inclusão/exclusão, chegando assim a um total de 47 publicações que serviram como base da presente análise. Os trabalhos analisados a partir da metodologia de Revisão Sistemática de Literatura apontaram para uma tendência de objetivos de investigação dos pesquisadores voltadas para análise e reflexão das políticas públicas brasileiras com foco em seus fundamentos, a partir de revisões da legislação pertinente, além de investigações relacionadas ao documento - Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - PNEE-PEI 2008, predominantemente quanto sua real implementação, e uma quantidade menor de trabalhos, objetivaram a análise e discussão da formação docente dentro do campo da educação especial, e análises pontuais relacionadas às representações de professores acerca de alunos com deficiência

Biografia do Autor

Welington de Andrade Matos, UNG-UNIVERSIDADE DE GUARULHOS

Mestrando em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência na Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP. Especialista em Administração de Recursos Humanos pela FMU e graduado em Administração de Empresas pela Faculdades Oswaldo Cruz. Professor na Universidade de Guarulhos-UNG. Correio eletrônico:wellmatos@terra.com.br

Maria Aparecida de Menezes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo, Brasil

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Publicado

2021-10-16

Edição

Seção

Artigos de Revisão