ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Mariza Araújo Marinho Maciel, Paulo Vitor Alves Maciel, Aline Veras Moraes Brilhante, Bárbara Karen Matos Magalhães Rodrigues, Ana Paula Vasconcellos Abdon

Resumo


Objetivo: Investigar a escolarização de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e a influência dos aspectos sociodemográficos, clínicos e percepção de saúde. Métodos: Trata-se de um estudo transversal realizado em Fortaleza, CE, Brasil, em nove instituições que prestam atendimentos a pessoas com TEA, entre janeiro a maio de 2018. Participaram 387 pais ou responsáveis de crianças e adolescentes diagnosticadas com TEA. Aplicou-se um questionário para coleta dos dados. Utilizaram-se análises bivariada e multivariada tendo como desfecho escolarização, pelo programa SPSS versão 20.0. Resultados: Foi constatada maior proporção de crianças e adolescentes frequentando a escola (n=193; 95,5% crianças e n=123; 66,5% adolescentes). Dentre os que frequentam, 30,1% (n=58) das crianças e 52,0% (n=64) dos adolescentes sabiam ler e escrever. A prática de atividade física (OR=3,027; p=0,012) e a percepção dos pais sobre a saúde dos seus filhos (OR=0,395; p=0,011) mantiveram associação com a frequência escolar dos adolescentes. Conclusão: Há comprometimento da escolarização dos adolescentes em maior grau do que as crianças, medida pela frequência e início da vida escolar. Dentre os fatores associados, apenas a prática de atividade e a percepção de saúde dos pais dos adolescentes mostraram ter relação

Palavras-chave


Escolaridade. Educação Especial. Criança. Adolescente. Transtorno do Espectro Autista.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v17n2-4432

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