ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Mariza Araújo Marinho Maciel Universidade de Fortaleza
  • Paulo Vitor Alves Maciel Universidade de Fortaleza
  • Aline Veras Moraes Brilhante Universidade de Fortaleza
  • Bárbara Karen Matos Magalhães Rodrigues Universidade de Fortaleza
  • Ana Paula Vasconcellos Abdon

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v17n2-4432

Palavras-chave:

Escolaridade. Educação Especial. Criança. Adolescente. Transtorno do Espectro Autista.

Resumo

Objetivo: Investigar a escolarização de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e a influência dos aspectos sociodemográficos, clínicos e percepção de saúde. Métodos: Trata-se de um estudo transversal realizado em Fortaleza, CE, Brasil, em nove instituições que prestam atendimentos a pessoas com TEA, entre janeiro a maio de 2018. Participaram 387 pais ou responsáveis de crianças e adolescentes diagnosticadas com TEA. Aplicou-se um questionário para coleta dos dados. Utilizaram-se análises bivariada e multivariada tendo como desfecho escolarização, pelo programa SPSS versão 20.0. Resultados: Foi constatada maior proporção de crianças e adolescentes frequentando a escola (n=193; 95,5% crianças e n=123; 66,5% adolescentes). Dentre os que frequentam, 30,1% (n=58) das crianças e 52,0% (n=64) dos adolescentes sabiam ler e escrever. A prática de atividade física (OR=3,027; p=0,012) e a percepção dos pais sobre a saúde dos seus filhos (OR=0,395; p=0,011) mantiveram associação com a frequência escolar dos adolescentes. Conclusão: Há comprometimento da escolarização dos adolescentes em maior grau do que as crianças, medida pela frequência e início da vida escolar. Dentre os fatores associados, apenas a prática de atividade e a percepção de saúde dos pais dos adolescentes mostraram ter relação

Biografia do Autor

Mariza Araújo Marinho Maciel, Universidade de Fortaleza

Fisioterapeuta. Mestre em Saúde Coletiva. Pós Graduada em Fisioterapia Dermatofuncional.

Paulo Vitor Alves Maciel, Universidade de Fortaleza

Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Fortaleza – CE, Brasil

Aline Veras Moraes Brilhante, Universidade de Fortaleza

Doutora em Saúde Coletiva e professora Programa do Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Fortaleza – CE, Brasil.

Bárbara Karen Matos Magalhães Rodrigues, Universidade de Fortaleza

Fisioterapeuta. Mestre em Saúde Coletiva.

Ana Paula Vasconcellos Abdon

Doutora em Biotecnologia e professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Fortaleza – CE, Brasil.

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Publicado

2022-06-08

Edição

Seção

Artigos