O CASTELO DE PAPEL E O TOPO DA MONTANHA: O CENTRO DE LÍNGUAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Adilson do Nascimento Gomes

Resumo


O Centro de Estudo de Línguas CEL, o castelo de papel, construído por decretos, resoluções, diretrizes etc., ao longo do tempo alçou o topo da montanha como um dos projetos mais profícuos e longevos da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo SEE/SP. Criado, inicialmente, para concretizar o desejo de integração latino-americana, o CEL, além de superar a situação do monolinguismo imposta aos alunos da rede, é um espaço onde circulam narrativas exitosas relacionadas ao mercado laboral. Considerando assim o mercado global, apresenta uma forma de decodificar o Centro de Línguas como espaço de ensino de Línguas Estrangeiras Modernas LEM tomando como meta também o mercado de trabalho.

Palavras-chave


Centro de Estudo de Línguas. Políticas Linguísticas. Ensino de LEM. Mercado de Trabalho

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v18n1-4445

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet