CORPO, MOVIMENTO E SUBJETIVIDADES

Autores

  • José Roberto da Silva Brêtas Universidade Federal de São Paulo
  • Maila Beatriz Goellner Faculdade Anhanguera
  • Daniela Soares Eugênio Universidade Federal de São Paulo
  • Silvia Piedade de Moraes Universidade Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n2-4471

Palavras-chave:

Corpo. Educação. Imagem corporal. Técnicas mente-corpo e de relaxamento.

Resumo

Estudo qualitativo realizado junto a 30 estudantes do curso de graduação em enfermagem de uma Universidade publica da cidade de São Paulo. Teve por objetivos: identificar as sensações e conhecimentos emergentes das experiências do corpo proporcionadas pela atividade; conhecer o impacto das atividades junto aos estudantes de enfermagem que participaram das oficinas. Por meio da Análise de Conteúdo desvelamos as seguintes categorias: percepção do corpo; subjetividades (conteúdo emocional; autoconhecimento; recordações; consciência do autocuidado); vendo-se; tocar e ser tocado; sobre representações; contribuição pessoal; inter-relacionamento; sugestões e opiniões. Concluiu-se que por meio das atividades vivenciadas, os estudantes puderam ampliar o autoconhecimento por meio de percepções corpóreas. Os resultados obtidos neste estudo contribuíram para o aprimoramento das oficinas.

Biografia do Autor

José Roberto da Silva Brêtas, Universidade Federal de São Paulo

Professor Orientador do PPG Educação e Saúde na Infância e na Adolescência - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Maila Beatriz Goellner, Faculdade Anhanguera

Psicóloga. Doutora em Enfermagem. Professora da Faculdade Anhanguera.

Daniela Soares Eugênio, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Enfermagem.

Silvia Piedade de Moraes, Universidade Guarulhos

Doutora em Ciências: Educação e Saúde na infância e adolescência. Especialista em Educação Sexual, Direito Educacional e Gestão de Ensino. Pedagoga. Docente na Universidade Guarulhos.

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Publicado

2021-10-16

Edição

Seção

Artigos