SISU OU VESTIBULAR? A POLÍTICA DE ACESSO NO CONTEXTO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO INTERIOR DA BAHIA

Daniel Cardoso Alves

Resumo


A ampliação da oferta de vagas nas instituições públicas de ensino superior apresenta-se como uma das vinte e uma estratégias estabelecidas no Plano Nacional de Educação para a consecução da Meta 12. Essa Meta, no bojo das suas estratégias, assume um caráter qualiquantivativo à medida que vincula a ampliação do número de matrículas à garantia social de participação proporcional nas vagas ofertadas para grupos socioeconomicamente desfavorecidos. Com o objetivo de avaliar o alcance dessa Meta, a pesquisa, que ora se apresenta, analisou, no período de 2012 a 2016, a política de acesso nos cursos de graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Para isso, adotou como procedimentos a revisão bibliográfica e as pesquisas documental e de campo. Os resultados obtidos refutaram a hipótese de que a substituição do Vestibular pelo SiSU impactaria negativamente nos dados institucionais. Pelo contrário, nota-se que há similaridades de dados em ambos os processos seletivos, inclusive, com relação à origem geográfica dos discentes.

Palavras-chave


Plano Nacional de Educação; SiSU; Vestibular.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v16n2-4472

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet