DA EDUCAÇÃO INTEGRAL PROPOSTA POR ANÍSIO TEIXEIRA À EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO BRASIL: PERCURSO SÓCIO-HISTÓRICO

Elaine Maestre Polido de Araújo, Márcia Marlene Stentzler

Resumo


Neste artigo analisamos o processo de implantação de escolas de tempo integral no Brasil em contexto histórico, tendo por base Anísio Teixeira. Ele almejava melhorias na qualidade da educação, principalmente para estudantes de famílias mais pobres. Defendeu a educação integral, um dos pilares para escolas de tempo integral. A primeira experiência em meados do século XX teve lugar no estado da Bahia. Por meio de pesquisa bibliográfica e revisão de literatura, abordamos iniciativas de educação em tempo integral no país, a qual tem se espalhado aos poucos pelas escolas. Dialogamos também com a legislação educacional, visando compreender como ela tem orientado as práticas nas escolas de educação básica. Entre os principais autores estão Cavaliere (2003; 2009; 2010) e Teixeira (1959; 1976). O estudo indica que a educação em tempo integral no Brasil ainda se encontra em estruturação, pois depende de políticas educacionais e investimentos.

Palavras-chave


Educação integral; escola de tempo integral; Anísio Teixeira

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v17n2-4508

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet