DA EDUCAÇÃO INTEGRAL PROPOSTA POR ANÍSIO TEIXEIRA À EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO BRASIL: PERCURSO SÓCIO-HISTÓRICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v17n2-4508

Palavras-chave:

Educação integral, escola de tempo integral, Anísio Teixeira

Resumo

Neste artigo analisamos o processo de implantação de escolas de tempo integral no Brasil em contexto histórico, tendo por base Anísio Teixeira. Ele almejava melhorias na qualidade da educação, principalmente para estudantes de famílias mais pobres. Defendeu a educação integral, um dos pilares para escolas de tempo integral. A primeira experiência em meados do século XX teve lugar no estado da Bahia. Por meio de pesquisa bibliográfica e revisão de literatura, abordamos iniciativas de educação em tempo integral no país, a qual tem se espalhado aos poucos pelas escolas. Dialogamos também com a legislação educacional, visando compreender como ela tem orientado as práticas nas escolas de educação básica. Entre os principais autores estão Cavaliere (2003; 2009; 2010) e Teixeira (1959; 1976). O estudo indica que a educação em tempo integral no Brasil ainda se encontra em estruturação, pois depende de políticas educacionais e investimentos.

Biografia do Autor

Elaine Maestre Polido de Araújo, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. Campus de Paranavaí

Graduada em Letras - Português e Inglês pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2005) e em Pedagogia pela Faculdade São Braz (2014), possui especialização em Educação Infantil pela Faculdade São Braz(2013). Atualmente é mestranda do programa PPIFOR - Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (início em março de 2019) e participante do grupo de estudos vinculado ao NUCATHE/Unespar - Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas em História da Educação. Desde 2014 é servidora pública federal do Instituto Federal do Paraná, Campus Paranavaí, lotada na Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis, onde atua como técnica administrativa em educação.

Márcia Marlene Stentzler, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. Campus de Paranavaí

Graduada em Pedagogia pela UFPR, especialização em Psicopedagogia pela FAFIUV, Mestrado em Educação pela UEPG, linha de pesquisa em formação de professores. Doutorado em Educação pela UFPR, linha de pesquisa história e historiografia da educação. Docente adjunta no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná, em regime de Tempo Integral de Dedicação Exclusiva. Docente no Mestrado em Ensino: formação docente interdisciplinar (PPIFOR). Diretora de Programas e Projetos (Prograd/Unespar). Coordenadora do Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas em História da Educação (NUCATHE/Unespar), criado em 2009 junto ao Curso de Pedagogia do campus União da Vitória (PR). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Formação e das Práticas Educativas (NUHFOPE/UFPR). Associada da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Desenvolve pesquisas na área de história da educação e formação de professores. Avaliadora ad-hoc do MEC/INEP para cursos de Graduação. Membro do Comitê editorial da Revista Ensino e Pesquisa e, da Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI). Membro do Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente do Estado do Paraná. Ocupante da cadeira no 14 da Academia de Letras do Vale do Iguaçu, ALVI.

Downloads

Publicado

2022-06-08

Edição

Seção

Artigos