RESILIÊNCIA NA PRÁTICA DE PROFESSORAS: IMPRESSÕES SOBRE SEU GRUPO DE CONVIVÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA

Enivalda Vieira dos Santos Rezende, Laeda Bezerra Machado

Resumo


Este artigo tem como objetivo indicar características resilientes de professoras, a partir da visão do seu grupo de convivência em escolas públicas. Conceituamos resiliência como a capacidade que o indivíduo tem de resistir aos obstáculos e de reagir frente a uma situação de risco. Trata-se de um estudo qualitativo, delineado como estudo de campo do qual participaram 48 pessoas do convívio profissional de quatro docentes. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os resultados validam as manifestações de resiliência identificadas na pratica pedagógica dessas docentes. Conforme a comunidade escolar, elas são profissionais comprometidas e satisfeitas com a profissão; possuem uma imagem positiva de si; são alegres, bem humoradas e estabelecem relações amistosas e construtivas com os demais atores do espaço escolar. Constatamos, por parte dessas professoras, uma prática de humanização nas escolas.

Palavras-chave


Resiliência. Professoras. Prática pedagógica

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v17n3-4525

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet