RESILIÊNCIA NA PRÁTICA DE PROFESSORAS: IMPRESSÕES SOBRE SEU GRUPO DE CONVIVÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v17n3-4525

Palavras-chave:

Resiliência. Professoras. Prática pedagógica

Resumo

Este artigo tem como objetivo indicar características resilientes de professoras, a partir da visão do seu grupo de convivência em escolas públicas. Conceituamos resiliência como a capacidade que o indivíduo tem de resistir aos obstáculos e de reagir frente a uma situação de risco. Trata-se de um estudo qualitativo, delineado como estudo de campo do qual participaram 48 pessoas do convívio profissional de quatro docentes. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os resultados validam as manifestações de resiliência identificadas na pratica pedagógica dessas docentes. Conforme a comunidade escolar, elas são profissionais comprometidas e satisfeitas com a profissão; possuem uma imagem positiva de si; são alegres, bem humoradas e estabelecem relações amistosas e construtivas com os demais atores do espaço escolar. Constatamos, por parte dessas professoras, uma prática de humanização nas escolas.

Biografia do Autor

Enivalda Vieira dos Santos Rezende, universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela UFPE, Técnica educacional Secretaria Municipal de Educação do Recife

Laeda Bezerra Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutora em Educação, Professora Associado 4 - do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - Centro de Educação – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Linha de pesquisa: Formação de professores e prática pedagógica. Bolsista de produtividade em Pesquisa pelo CNPq.

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Publicado

2022-08-15

Edição

Seção

Artigos