A TAXIONOMIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL EMPREENDEDORA

Marcelo Dourado Sales, Manuel Antonio Meireles da Costa, Maria Aparecida Sanches, Marcio Magera Conceição, Joelma Telesi Pacheco Conceição

Resumo


Este trabalho propõe apresentar a taxionomia das sete tipologias de cultura empreendedora dos estudos de Sales (2010) com base na orientação empreendedora dos líderes propostas por Lumpkin e Dess (1996), Atuahene-Gima e Ko (2001), Sarasvathy e Dew (2005) e Oliveira Junior (2009). Estas tipologias validadas e testadas em uma escala tipo Likert, foram aplicadas em oitenta e duas empresas empreendedoras por meio de um questionário contendo sessenta questões, definindo a taxionomia dominante da cultura empreendedora de diferentes ramos de atuação de micros e pequenas empresas dentro de um raio de 100 km da cidade de São Paulo. Os resultados obtidos desta taxionomia foram: 1°. Cultura do Tipo 6 Cultura Formação de Parceria [CFP], 45,16%; 2°. Tipo 7 Cultura Orientada para o Mercado[COM], 25,81% ; 3°. Tipo 1 Cultura Autônoma [CA], 12,90%; 4°. do Tipo 5 Cultura Competitiva Agressiva [CCA], 6,45% e em 5°. as Culturas do Tipo 2 Inovação [CI], 3 Capacidade de Assumir Riscos [CCAR] e 4 Proatividade [CPA] que apresentaram a mesma aderência, 3,23%.

Palavras-chave


Cultura organizacional; Tipos de cultura organizacional; Orientação empreendedora; Empreendedorismo; Micro e pequenas empresas

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v16n2-4568

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