AVALIAÇÃO COMO MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Sidelmar Alves da Silva Kunz Universidade de Brasília - UnB Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep
  • Norma Lucia Neris de Queiroz Universidade de Brasília
  • Gilvan Charles Cerqueira de Araújo Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v18n1-4689

Palavras-chave:

Avaliação Mediadora, Aprendizagem, Educação Básica.

Resumo

O objetivo deste artigo foi discutir a avaliação da aprendizagem como mediadora do conhecimento, configurando-se em uma alternativa pedagógica, a partir de pressupostos teóricos consagrados no campo da avaliação educacional. Para a produção dessa contribuição foram realizadas explorações bibliográficas de autores renomados como Luckesi (1986, 1991, 1997, 2001), Vasconcelos (1992, 2000), Fino (2001), Grego (2012), Hoffmann (1991, 1994 e 2015) e Wachowicz (1991), assim como recorremos ao nosso repertório de práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da educação básica. A partir desta revisão bibliográfica o artigo se divide em dois momentos de desenvolvimento que se complementam, inicia-se o debate o proposto conceituando alguns dos principais aspectos atinentes à avaliação mediadora para, em um segundo momento, apresentamos esta mesma via do processo avaliativo como alternativa para a prática didático-pedagógica dos professores.

Biografia do Autor

Sidelmar Alves da Silva Kunz, Universidade de Brasília - UnB Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep

Doutor em Educação (UnB). Pesquisador do INEP e servidor especialista integrante da Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico para a Avaliação do Novo Ensino Médio. Mestre em Geografia (UnB), Especialista em Ontologia e Epistemologia (Unyleya), Especialista em Supervisão Escolar (FINOM), Pedagogo (UEG), Geógrafo (UEG) e graduando em Letras Português (UCB). Dezoito anos de atuação como professor na educação básica e superior. Realizou a publicação de mais de uma centena de publicações (científicas e didáticas). Membro dos Grupos de Pesquisa GEPAT/UnB e NEPIE/UFG. (Texto informado pelo autor).

Norma Lucia Neris de Queiroz, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia (Instituto de Psicologia/Universidade de Brasília - UnB); Mestre em Educação (Faculdade de Educação/ UnB); Graduada em Pedagogia (Faculdade de Educação/UnB) e Letras (Instituto de Linguística/UnB). Atualmente Professora Substituta - Faculdade de Educação (presencial); Experiencia como Orientadora Educacional da SEEDF (aposentada). Pesquisadora e participantes nos grupos de pesquisa: LABIMIS - Psicologia Cultural - Instituto de Psicologia/UnB, Grupo de estudos aberto a professores - PHC - Psicologia Histórico Cultural; Formação, Profissionalização Docente e Trabalho Educativo (Redecentro)/UFG e mais 06 universidades do Centro Oeste, Observatório da Educação da FE/UnB/Capes com alunos do ensino fundamental e suas respectivas professoras da SEEDF; Autora de disciplinas nos cursos de Letras e Pedagogia a distância: Projeto Profissional do Professor de Letras/Organização do Trabalho Pedagógico, Projeto 3 (Pesquisa educacional) e Projeto 4 (Estágio Supervisionado). Professora e Coordenadora do Curso de Especialização de Educação Infantil para professores da educação básica (CForm/UnB/MEC); Participação em bancas examinadoras de graduação, especialização, mestrado e doutorado. Participei como Docente colaboradora no Curso de Licenciatura da Educação do campo LEDoC) FUP/UnB.

Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Universidade de São Paulo (USP)

Pós-doutorando pela Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), mestrado em Geografia pela Universidade de Brasília (2013) e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016). Atualmente é professor de geografia - Secretaria de Educação Distrito Federal e professor colaborador - Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina - PROLAM/USP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, educação, história do pensamento geográfico, ensino de geografia e ontologia. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2023-05-28

Edição

Seção

Artigos