ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: ACOLHIMENTO E INCLUSÃO DO ALUNO IMIGRANTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v17n3-4717

Palavras-chave:

1. Orientação Educacional 2. Acolhimento 3. Inclusão 4. Aluno Imigrante. 5. Guetos Etnográficos.

Resumo

A presente pesquisa busca compreender como o trabalho do Orientador Educacional corrobora no acolhimento e na inclusão dos alunos imigrantes. Foi realizado um aprofundamento do entendimento de conceitos como acolhimento e inclusão, após isso, buscou-se compreender esse raciocínio sistêmico excludente no qual existe discrepância nas formas de tratamento de tal modo que um ser é sujeito e o outro se torna objeto. Buscando um entendimento sólido, bem elaborado e reflexivo, sobre a atuação do OE nesse contexto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, que se deu através de estudo de caso com revisão teórica e investigação empírica na cidade de Porto Alegre/RS. Esta pesquisa qualitativa exigiu coleta de dados que foi feita através de questionário estruturado aberto, o qual foi enviado e recebido por e-mail em função da pandemia por COVID-19. Os dados recebidos foram analisados a partir de Bardin (2011). Desse processo resultou a compreensão da necessidade de um(a) Orientador(a) Educacional que, com uma prática acolhedora, inclusiva, política e ética, se estruture em parceria com os outros profissionais da escola para atender os estudantes imigrantes. Também foi possível delimitar que acolhimento e inclusão são práticas limítrofes, mas distintas e apontou para a necessidade de estimular o uso das tecnologias como um aporte na desconstrução de estereótipos.

Biografia do Autor

Elaine Lembeck, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora alfabetizadora do município de Porto Alegre RS.

Silvana Corbellini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora adjunta da área da Psicologia da Educação do Departamento de Estudos Básicos da Faculdade de Educação da UFRGS

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Publicado

2022-08-15

Edição

Seção

Artigos