ARTE, DESIGN E TECNOLOGIA EM ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR: DESENVOLVIMENTO DE ANIMATRÔNICOS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDO DE ROBÓTICA

Autores

  • Juliana Martins Godin CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS http://orcid.org/0000-0001-9033-2997
  • Enderson Neves Cruz CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
  • Edson José Carpintero Rezende UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
  • Sérgio Antônio Silva UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v17n2-4718

Palavras-chave:

Arte, Design e Tecnologia, Animatrônicos, Objetos de Aprendizagem.

Resumo

A utilização de elementos mediadores para construção de conhecimentos em cursos técnicos profissionalizantes tem sido tema recorrente em pesquisas, congressos e seminários. Materiais concretos e ferramentas lúdicas podem estimular funções cognitivas a fim de promover educação com foco em um processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e significativo. Este artigo apresenta resultados de um trabalho transdisciplinar entre as áreas de Arte, Design, Eletrônica e Informática, cujo objetivo foi desenvolver técnicas para construção de animatrônicos a fim de aplicá-los ao ensino e aprendizagem de robótica. A metodologia foi estruturada no método pesquisa-ação colaborativa, a partir das seguintes etapas: (i) Planejamento: incluindo seleção dos estudantes, levantamento bibliográfico, análise de documentos, agendamentos de reuniões, aplicação de questionários preliminares e observações, coleta de dados por meio de questionários; (ii) Ação: desenvolvimento da estrutura eletrônica e mecânica do protótipo, registros e observações das ações implementadas; desenvolvimento da estrutura eletrônica e mecânica do protótipo; (iii) Encontro dos dados. Os resultados apontaram para o fato de que as abordagens transdisciplinares utilizadas superaram a perspectiva tradicional, de modo a permitir um processo de aprendizagem mais dinâmico e significativo. Este trabalho sugere uma educação baseada no “fazer criativo”, que pressupõe a construção de projetos baseados na integração entre Arte, Design e Tecnologia, abrindo portas para conexões curriculares nas quais alunos e professores trabalham ativamente em busca de soluções.

Biografia do Autor

Juliana Martins Godin, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

Doutoranda em Design. Mestra em Educação (2015). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (2007). Graduada em Arte pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2003). Atualmente é professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG). Tem experiência nas áreas de Artes Visuais, Design Gráfico, Design de Interiores, Cultura do Impresso, Ensino de Arte, Psicologia do Ensino e da Aprendizagem e Objetos de Aprendizagem.

Enderson Neves Cruz, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil(2013) Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológ do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais , Brasil

Edson José Carpintero Rezende, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Possui graduação em Odontologia pela UFMG (1990), licenciatura em Ciências pela PUC-MG (1986), pós-graduação "Latu sensu" em Microbiologia pela PUC-MG (1988), pós-graduação "Latu sensu" em Odontologia Legal pela Associação Brasileira de Odontologia (2003), mestrado em Saúde Coletiva pela UEFS (2006), doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG (2011) e Pós-doutorado em Lazer pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (2019). Atualmente é professor efetivo e pesquisador nos cursos de graduação e pós-graduação Latu Sensu e Stricto Sensu na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. É líder do grupo de pesquisa "Design em interface com a saúde" e professor pesquisador do grupo extensionista e de pesquisa em Design Social, ambos cadastrados no CNPq.

Sérgio Antônio Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais ? PPGD / UEMG, com disciplinas, orientações e pesquisas ligadas à semiótica, à tipografia, à escrita e ao design gráfico. Coordenador da linha de pesquisa Grafia: estudos da escrita, vinculada ao grupo Design e Representações Sociais. Graduado em Letras, com mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da UFMG. Pós-doutorado em História da Cultura pela Universidade Nova de Lisboa. Diretor da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais ? ED / UEMG, nos anos de 2019-2020. Autor dos livros A hora da estrela de Clarice e Papel, penas e tinta: a memória da escrita em Graciliano Ramos, e organizador do Livro dos tipógrafos.

Downloads

Publicado

2022-06-08

Edição

Seção

Artigos