EDUCAÇÃO MAKER: CONVERGÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Tatiana Soster PUC São Paulo
  • Eliton Moura
  • Mariana Balaton

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n3-4810

Palavras-chave:

Educação Maker, Competências docentes, formação de professores.

Resumo

O Movimento Maker tem despertado interesse na comunidade educacional, contribuindo para o crescente interesse pela implantação da educação maker nas instituições escolares do Brasil e do mundo. Desenvolvendo atividades educativas, ao mesmo tempo em que converge diversas Tecnologias de Informação e Comunicação, a educação maker propõe a condução de processos de prototipação, construção ou restauração de um produto, físico ou digital, relacionando tais processos a um conteúdo científico. Ela tem ocorrido, geralmente, embora não exclusivamente, em ambientes de fabricação digital, chamados espaços makers ou Fab Labs. Com o presente artigo, buscamos entender as bases históricas e teóricas que fundamentam a educação maker, bem como, o que essa metodologia pode significar para uma Sociedade 5.0. Neste percurso, apresentamos os principais conceitos que envolvem o tema, apontando direções para a atuação docente e a relação entre currículo e maker.

Biografia do Autor

Tatiana Soster, PUC São Paulo

Doutora em Educação Currículo na linha de pesquisa de Novas Tecnologias na Educação pela PUC-SP com estágio na Graduate School of Education da Stanford University. Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Administração, Análise e Tecnologia da Informação pela FGV-EAESP. Especialista em Gestão Empresarial (MBA) pela FGV-EBAPE. Bacharel em Informática pela PUCRS. Organizadora do livro Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa do Consórcio STHEM Brasil. Experiência profissional nas áreas de educação, tecnologia e gestão. Atualmente é coordenadora e professora do curso de graduação em Administração Pública da FGV EPPG em Brasília.

Eliton Moura

Pesquisador do Transformative Learning Technologies Lab (TLTL) no Teachers College - Columbia University em Nova York. É Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Stanford, onde atuou como Visiting Student Researcher na Graduate School of Education, para o ano acadêmico de 2017-18. Licenciado em Matemática, possui ainda Mestrado em Educação na Linha de Pesquisa de Conhecimentos e Práticas Educacionais, ambas pela Universidade Federal de Uberlândia.

Mariana Balaton

Mestra em educação PUC-SP e em ensino de física e química na Universidade do Porto, pesquisadora sobre novas tecnologias para o ensino das ciências e metodologias ativas para ensino das ciências. A 10 anos é Professora de robótica e programação baseada em projetos para alunos do 2.o e 3.º ciclo do ensino básico.

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Publicado

2021-12-24

Edição

Seção

Dossiê