TECNOLOGIAS, CURRÍCULO, SOLIDARIEDADE: O FUTURO DA EDUCAÇÃO PÓS PANDEMIA

Autores

  • Katia Regina Gonçalves Mori
  • Monica Gardelli Franco

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n3-4823

Palavras-chave:

Tecnologia digital da comunicação e informação. Educação. Pandemia. Currículo

Resumo

O isolamento e o distanciamento social necessários ao enfrentamento da pandemia causada pelo SARS_COV-19 causaram um impacto importante nas atividades que dependem fortemente das relações sociais. Tais impactos sobre o funcionamento da sociedade se complexificaram nos espaços escolares, em especial os sistemas públicos, que carecem de recursos e condições para manter uma rotina educacional que garanta a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos. As tecnologias, seus aplicativos e plataformas se tornaram o principal meio de superar as exigências relacionadas ao isolamento e distanciamento. No entanto, o retorno da rotina escolar nos coloca diante de imensos desafios: o abandono escolar e as defasagens de aprendizagens decorrentes da descontinuidade do processo e do programa escolar e a implementação de um currículo. Este artigo pretende provocar uma reflexão sobre o futuro da educação e a importância de um currículo voltado para a apropriação crítica das tecnologias e para o desenvolvimento da consciência solidária como elementos fundamentais para o futuro pós-pandemia.

Biografia do Autor

Katia Regina Gonçalves Mori

Doutora em Currículo, Conhecimento e Cultura Doutora pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC SP), Mestre em Currículo: Novas Tecnologias da Educação Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC SP), Graduada em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 1995 atua em Programas e Projetos com foco em formação de gestores e professores, em especial atenção ao desenvolvimento de práticas formativas com foco na aprendizagem. Temas centrais: Educação Integral, Educação para a Transformação Social, Flexibilidade curricular e autonomia, Competências Socioemocionais, Aprendizagem Solidária. Assessora na implementação do Ciclo Autoral na Reforma Curricular Mais São Paulo da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (2013-2016). Consultora da Organização dos Estados Iberoamericanos ? Brasil (OEI) de 2012 a 2016. Especialista do Instituto Unibanco (2015), Instituto Ayrton Senna (2015 ? 2018) entre outros. Membro da Red Iberoamericana de Aprendizaje-Servicio (Argentina) desde 2005, do Comitê Executivo da Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária (Brasil) desde 2017 e consultora do Centro Latino-americano de Aprendizagem e Serviço Solidário (CLAYSS/Argentina) desde 2013. Vive em Lisboa, Portugal, desde abril de 2019.

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Publicado

2021-12-24

Edição

Seção

Dossiê