GESTÃO PEDAGÓGICA, O CURRÍCULO E AS TECNOLOGIAS

Fernando José de Almeida, Maria da Graça Moreira da Silva, Lucila Lerro Rupp

Resumo


Este artigo reflete sobre a gestão pedagógica para a educação de qualidade social. Para tal, versa sobre a articulação entre a gestão pedagógica, o currículo e as tecnologias. Com abordagem qualitativa, apresenta um estudo de caso por meio da análise dos documentos relacionados à implantação do Sistema de Gestão Pedagógica, vendo neles a busca de uma forma democrática de fazer a gestão pedagógica de amplo espectro na direção de uma educação de qualidade social. Retoma o conceito de qualidade social. Dentre as considerações, destaca-se que um sistema de gestão pedagógica deve escapar da gestão para o controle e centrar-se no processo de elaboração das funcionalidades por e com os educadores, enfatizando seu processo de construção e a reflexão sobre a qualidade do fazer pedagógico. Destaca-se, também, o contexto institucional mais amplo de sua criação, o de um compromisso com um projeto curricular. As evidências mostraram a força do potencial formativo para os gestores e docentes da rede de ensino, seja na ampliação das competências dos docentes para a reflexão sobre o fazer pedagógico, analisar os processos cognitivos dos alunos e das classes, seja para os gestores enquanto desenhistas de processos democráticos educacionais.

Palavras-chave


Currículo, Tecnologia da informação e comunicação, Gestão pedagógica da escola, Gestão democrática da escola

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v16n3-4825

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