GESTÃO PEDAGÓGICA, O CURRÍCULO E AS TECNOLOGIAS

Autores

  • Fernando José de Almeida PUC-SP
  • Maria da Graça Moreira da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Lucila Lerro Rupp Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n3-4825

Palavras-chave:

Currículo, Tecnologia da informação e comunicação, Gestão pedagógica da escola, Gestão democrática da escola

Resumo

Este artigo reflete sobre a gestão pedagógica para a educação de qualidade social. Para tal, versa sobre a articulação entre a gestão pedagógica, o currículo e as tecnologias. Com abordagem qualitativa, apresenta um estudo de caso por meio da análise dos documentos relacionados à implantação do Sistema de Gestão Pedagógica, vendo neles a busca de uma forma democrática de fazer a gestão pedagógica de amplo espectro na direção de uma educação de qualidade social. Retoma o conceito de qualidade social. Dentre as considerações, destaca-se que um sistema de gestão pedagógica deve escapar da gestão para o controle e centrar-se no processo de elaboração das funcionalidades por e com os educadores, enfatizando seu processo de construção e a reflexão sobre a qualidade do fazer pedagógico. Destaca-se, também, o contexto institucional mais amplo de sua criação, o de um compromisso com um projeto curricular. As evidências mostraram a força do potencial formativo para os gestores e docentes da rede de ensino, seja na ampliação das competências dos docentes para a reflexão sobre o fazer pedagógico, analisar os processos cognitivos dos alunos e das classes, seja para os gestores enquanto desenhistas de processos democráticos educacionais.

Biografia do Autor

Fernando José de Almeida, PUC-SP

Possui graduação em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1970), com Mestrado e Doutorado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977 e 1984), onde leciona, como professor titular, no Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo. Fez seu pós-doutorado em convênio CNPQ/CNRS, em Lyon - França, no IRPEACS, em 1986-1987. Suas pesquisas se desenvolveram na área de Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para aprendizagem e políticas públicas. Foi Vice-Reitor Acadêmico da PUC (1992-1995). Secretário Municipal de Educação da Cidade de São Paulo (2001-2002). Participou do Programa de formação de Mestres e Doutores em Educação em Moçambique entre 1999-2006. Vice-Presidente da Fundação Padre Anchieta - Rádios e TV Educativas SP e Diretor de Educação (2007-2013 e 2019 - 2020). Diretor de avaliação, currículo e formação - COPED - da Secretaria de Educação Municipal da Cidade de São Paulo. Foi diretor nacional do SESC nas áreas de Educação e Cultura (2017). É membro do conselho do Museu da Língua Portuguesa e do Museu do Futebol e do São Paulo: Companhia de Dança. É membro honorário da Academia Paulista de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em tecnologia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, currículo, ensino-aprendizagem, informática e formação de professores.

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Publicado

2021-12-24

Edição

Seção

Dossiê