SABERES CULTURAIS DO CARIMBÓ E AS IMPRESSÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DO 9º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL EM MARAPANIM (PA)

Ana D'Arc Martins de Azevedo, Leika Cristiane Ribeiro de Souza, Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo

Resumo


O objetivo deste trabalho é conhecer a conexão estabelecida entre os saberes culturais do carimbó e as impressões pedagógicas de professores do 9º ano de Ensino Fundamental em Marapanim (PA), além de buscar identificar a compreensão dos professores sobre essa conexão; analisar como o planejamento está articulado com o BNCC; caracterizar o efeito curricular dessa conexão; analisar o desdobramento social que essa conexão faz com a realidade local. Como procedimentos metodológicos foram adotados, questionários abertos e fechados, sendo que, a análise dos dados fora constituída de forma empírico-analítica e crítico dialética. Os resultados apontam que os saberes culturais e do carimbó tem importante papel no processo de aprendizagem, pois permitem não só a socialização, mas a discussão de diferentes saberes no ambiente escolar, através do conteúdo cultural podendo inclusive servir de exemplos para diferentes disciplinas do currículo escolar. Além de versar sobre os saberes culturais do carimbó e as impressões pedagógicas de professores do 9º ano do ensino fundamental na cidade de Marapanim no Estado do Pará, considerada o berço deste fenômeno que inserido na cultura amazônica, não envolve conceitos somente de cultura, mas também de linguagem e identidade, que mesmo estando relacionados são completamente distintos.

Palavras-chave


Saberes Culturais. Carimbó. Currículo.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v16n3-4827

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet