SABERES CULTURAIS DO CARIMBÓ E AS IMPRESSÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DO 9º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL EM MARAPANIM (PA)

Autores

  • Ana D'Arc Martins de Azevedo
  • Leika Cristiane Ribeiro de Souza Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo Universidade da Amazônia (UNAMA)

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n3-4827

Palavras-chave:

Saberes Culturais. Carimbó. Currículo.

Resumo

O objetivo deste trabalho é conhecer a conexão estabelecida entre os saberes culturais do carimbó e as impressões pedagógicas de professores do 9º ano de Ensino Fundamental em Marapanim (PA), além de buscar identificar a compreensão dos professores sobre essa conexão; analisar como o planejamento está articulado com o BNCC; caracterizar o efeito curricular dessa conexão; analisar o desdobramento social que essa conexão faz com a realidade local. Como procedimentos metodológicos foram adotados, questionários abertos e fechados, sendo que, a análise dos dados fora constituída de forma empírico-analítica e crítico dialética. Os resultados apontam que os saberes culturais e do carimbó tem importante papel no processo de aprendizagem, pois permitem não só a socialização, mas a discussão de diferentes saberes no ambiente escolar, através do conteúdo cultural podendo inclusive servir de exemplos para diferentes disciplinas do currículo escolar. Além de versar sobre os saberes culturais do carimbó e as impressões pedagógicas de professores do 9º ano do ensino fundamental na cidade de Marapanim no Estado do Pará, considerada o berço deste fenômeno que inserido na cultura amazônica, não envolve conceitos somente de cultura, mas também de linguagem e identidade, que mesmo estando relacionados são completamente distintos.

Biografia do Autor

Ana D'Arc Martins de Azevedo

Doutora em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) (2011). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) (2007). Especialista em Educação Especial com enfoque inclusivo (2015). Especialista em Supervisão Educacional (2000). Graduação em Pedagogia pela União do Ensino Superior (UNESPA) (1989). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professora Titular do Programa Stricto Sensu em Comunicação, Linguagens e Culturas e do Programa Mestrado Profissional em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental da UNAMA. Coordenadora e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas de Populações Quilombolas - EDUQ/UEPA. Coordenadora e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Diversidade e Inclusão - GEPIDI/UNAMA.

Downloads

Publicado

2021-12-24

Edição

Seção

Dossiê