O CONHECIMENTO SOBRE PERPETRADORES DE VIOLAÇÕES COMO IMPULSIONADOR DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: O CASO DA DITADURA MILITAR BRASILEIRA

Autores

  • Alexsander de Carvalho Silva Ministério Público do Estado da Paraíba - MPPB
  • Edna Gusmão de Góes Brennand Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v17n1-4840

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Ditadura Militar. Perpetradores.

Resumo

O presente artigo discute a importância do conhecimento sobre violações aos direitos humanos para a educação em direitos humanos. Dentro desse contexto, apresenta os resultados da pesquisa sobre perpetradores de violações na ditadura militar brasileira a partir dos documentos do Ministério Público Federal. Foram analisadas 31 ações penais contra perpetradores ajuizadas entre 2012 e 2018, seguindo os procedimentos metodológicos propostos pela Teoria Fundamentada em Dados (TFD). Como resultado, foram identificadas seis categorias que descrevem a atuação dos perpetradores: visão do opositor, sistema, fabricação de narrativas, banalidade do mal, disciplina dos corpos e sofrimento.

Biografia do Autor

Alexsander de Carvalho Silva, Ministério Público do Estado da Paraíba - MPPB

Mestre em Gestão nas Organizações Aprendentes (MPGOA), pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Comunicação Pública, pela AVM Educacional. Graduado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É integrante da Rede Interdisciplinar de Estudos da Violência – RIEV, sendo pesquisador no projeto “Violações aos Direitos Humanos nas Narrativas de Acervos Audiovisuais Cinematográficos e Sites Abertos”. Analista ministerial do Ministério Público da Paraíba.

Edna Gusmão de Góes Brennand, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba. Possui Pós-Doutorado pela Université Catholique de Louvain-UCL Bélgica; Estágio Sênior na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias- ULHT -Portugal. Estágio Sênior na Universidade de València - Espanha. Doutorado em Sociologia - Université Paris I Panthéon Sorbonne. Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Coordenadora da Rede Interdisciplinar em Estudos sobre Violências – RIEV, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e a Universidade de Valência -Espanha.

Downloads

Publicado

2022-03-18

Edição

Seção

Dossiê