PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E OS DESAFIOS PARA A PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Kathiurcia Montovanelli Cazotti Câmara Universidade Federal do Espírito Santo
  • Isabel Matos Nunes Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v17n1-4859

Palavras-chave:

Assistência Estudantil. Ensino Superior. Permanência.

Resumo

Analisa o contexto da prática da implementação do Programa de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Espírito Santo (Proaes-Ufes), no Centro Universitário Norte do Espírito Santo, tendo como universo pesquisado todos os alunos ativos e inativos do campus, compreendendo o período de 2006 a 2020. O constructo objetivou verificar a percepção dos discentes beneficiários do Proaes-Ufes quanto ao papel exercido pelo programa para a sua permanência na universidade e conclusão do curso superior e identificar quais são as principais dificuldades para a permanência na universidade e conclusão do curso superior, na percepção dos discentes. Ampara-se teoricamente na abordagem do ciclo de políticas, formulada por Stephen Ball, sociólogo inglês, e colaboradores e suas contribuições para as políticas educacionais. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram dois questionários online - um para alunos ativos e outro para alunos inativos, tendo sido observadas as questões éticas da pesquisa, com aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa/CEUNES/UFES. Quanto às dificuldades para a permanência na universidade e conclusão do curso superior, os alunos ativos e inativos, identificaram que são: a dificuldade financeira, a dificuldade de deslocamento moradia x instituição e a dificuldade emocional. Dentre os respondentes da pesquisa, a grande maioria afirmou que o fato de ser aluno beneficiário do programa contribui para um melhor desempenho acadêmico, e que se não fossem beneficiários, não estariam mais cursando o curso superior, o que demonstra que a existência da política de assistência estudantil é de fundamental importância para a Universidade.

Biografia do Autor

Kathiurcia Montovanelli Cazotti Câmara, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Gestão Pública (2021) e Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (2012) pela Universidade Federal do Espírito Santo; Graduada em Serviço Social pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia (2010). Assistente em Administração na Universidade Federal do Espírito Santo, campus Ceunes - São Mateus-ES.

Isabel Matos Nunes, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016); Pedagoga e especialista em Infância e Educação Inclusiva pela UFES (2006). Professora titular no Departamento de Educação e Ciências Humanas (DECH), na universidade Federal do Espírito Santo, campus Ceunes - São Mateus-ES. Pesquisadora na área de Políticas Educacionais e Educação Especial.

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Publicado

2022-03-18

Edição

Seção

Dossiê