EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: CONTEXTO, POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Autores

  • Robério Gomes dos Santos Centro Universitário Vale do Salgado
  • Liliane Gomes dos Santos Universidade de Brasília
  • Antônia Gabrielly Araújo dos Santos Centro Universitário Vale do Salgado

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v17n1-4861

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos, PNEDH, Escola, Cidadania.

Resumo

A educação em direitos humanos, é uma educação voltada para a formação de valores, atitudes e ações nos indivíduos, visando o respeito a dignidade da pessoa humana, seja na educação formal ou não-formal. O objetivo geral do artigo foi discutir a educação em direitos humanos nas escolas brasileiras, os objetivos específicos foram: explanar brevemente sobre direitos humanos; demonstrar a importância da educação em direitos humanos na educação básica e apresentar o plano nacional de educação em direitos humanos. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica de artigos e legislações que tratassem sobre educação em direitos humanos, educação e direitos humanos e sobre o plano nacional de educação em direitos humanos, sendo assim, utilizada abordagem qualitativa, explicativa e descritiva. Foi possível concluir que os direitos humanos estão presentes em todos os espaços sociais, devendo ser respeitados por todos; que a educação em direitos humanos na escola possibilita a formação de sujeitos de direito, conhecedores de seus direitos e deveres, propagadores assim da cultura dos direitos humanos na escola e comunidade; e que o PNEDH foi uma importante conquista para o Brasil, enquanto política pública, necessitando ainda de mais engajamentos coletivos para tornar sua aplicação efetiva em todos os campos de atuação da educação em direitos humanos.

Biografia do Autor

Robério Gomes dos Santos, Centro Universitário Vale do Salgado

Discente do Curso de Direito. Estagiário do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE).

Liliane Gomes dos Santos, Universidade de Brasília

Pós-graduada em Saúde da Família (UNB), Pós-graduada em Enfermagem em Urgência e Emergência (FIP), Graduada em Enfermagem (URCA), Enfermeira Efetiva da Prefeitura Municipal de Russas-CE.

Antônia Gabrielly Araújo dos Santos, Centro Universitário Vale do Salgado

Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável (UFCA), Pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (DAMÁSIO), Graduada em Direito (URCA), Advogada, Docente do Curso de Direito do Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS) e da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina (FACISA).

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Publicado

2022-03-18

Edição

Seção

Dossiê