A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E AS LIÇÕES DA HISTÓRIA DO ENSINO SECUNDÁRIO DOS EUA E ALEMANHA

Thiago Vasconcellos Modenesi

Resumo


A lei n.º 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, alterou a legislação educacional vigente em vários aspectos. Fruto da medida provisória n.º 746, de 2016, desconstruiu parte do debate democrático ocorrido em governos anteriores e instaurou um modelo de ensino médio, no mínimo, sem considerar a participação das principais instituições de pesquisa sobre educação do país. Um dos reflexos foi a redução no número de disciplinas acadêmicas obrigatórias sob discurso de construção de um currículo mais flexível e vocacional. Uma flexibilização e direção similar em direção a uma educação mais técnica e profissional pode ser vista na História do ensino médio dos Estados Unidos da América (EUA) e da Alemanha, com resultados diversos. Na Alemanha, esse sistema produziu uma força de trabalho altamente técnica para atender às necessidades de um país em processo de industrialização. Nos EUA, pode-se argumentar que o currículo cada vez mais flexível justamente com a noção de que nem todos os estudantes teriam as habilidades para chegar à universidade levou a uma diluição da escola secundária, colocando em risco o esforço educacional geral, evidenciado pelo baixo desempenho dos EUA em edições recentes de testes internacionais padronizados como o PISA.

Palavras-chave


Educação. Escola pública. Reforma educacional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v18n1-4904

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet