EDUCAÇÃO BASEADA EM EVIDÊNCIAS: CONHECIMENTOS, PRÁTICAS E POSICIONAMENTO DE PROFESSORES

Roselaine Pontes de Almeida, Bruna de Oliveira Julião, Luciana Mota Dias Brites

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar os conhecimentos, práticas e posicionamento de professores sobre a Educação Baseada em Evidências (EBE). A amostra foi composta por 111 professores que realizaram um curso livre sobre o tema no período de agosto a novembro de 2021. Os participantes responderam a um questionário contendo 15 questões abertas e fechadas, cujos dados foram analisados de forma descritiva. Os resultados demonstraram que a maioria dos participantes compreende a relevância da EBE, tem interesse em realizar pesquisas científicas e em utilizar essas práticas, no entanto, uma parcela significativa desconhece quais seriam, por isso, não as utiliza. As barreiras apontadas para a não utilização da EBE foram a ausência desse conteúdo na graduação, a dificuldade para encontrar fontes confiáveis de informação e para aplicar a teoria na prática. Apesar do reconhecimento sobre sua importância, é necessário um esforço conjunto para maior difusão da EBE e para que essa abordagem faça parte da formação inicial e continuada de professores, a fim de contribuir para sua efetivação na prática.

Palavras-chave


Educação. Evidências. Prática pedagógica. Evidência científica. Educação baseada em evidências.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v18n1-5009

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet