VIOLÊNCIA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Palavras-chave:
Violência, Formação de Recursos Humanos, Educação Superior, Política de Educação Superior.Resumo
Objetivo: identificar como a temática violência se expressa nos estudos produzidos no âmbito da formação profissional em saúde. Método: estudo bibliométrico realizado na Biblioteca Virtual em Saúde no período de janeiro a fevereiro de 2015. Foram selecionados nove artigos de um universo de 872 estudos. Resultados: demonstram que, hegemonicamente, o tema violência é abordado de forma superficial e fragmentada no âmbito da formação, prevalecendo a abordagem biologicista. Conclusões: destaca-se a necessidade de preparo dos docentes; o reconhecimento da integração ensino-serviço como alicerce para a construção de um modo de ensinar, aprender e fazer saúde, tendo o envolvimento de docentes, discentes, profissionais, comunidade e gestores das instituições formadoras e do Sistema Único de Saúde. Nessa direção, a Política de Educação Permanente em Saúde é um dos dispositivos que favorece o adequado manejo da temática no âmbito do processo de ensino e produção da saúde.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2016-03-29
Como Citar
Zanatta, E. A., Schneider, A. C., Kloh, D., Vendruscolo, C., Krüger, J. H., Hermes, T. C., & Ferraz, L. (2016). VIOLÊNCIA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. Revista Saúde - UNG-Ser, 9(3-4), 81–92. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/2142
Edição
Seção
REVISÃO DE LITERATURA