ACOLHIMENTO NO PROCESSO DE TRABALHO DO ENFERMEIRO DA ATENÇÃO BÁSICA: ESTUDO QUALITATIVO

Maria de Lourdes Silva Marques Ferreira

Resumo


Resumo
Objetivo: Analisar a percepção de enfermeiros da atenção básica de saúde sobre acolhimento no processo de trabalho. Métodos: Pesquisa qualitativa, realizada com 21 enfermeiras de município do interior paulista, Brazil. A análise dos dados pautou-se na vertente fenomenológica, modalidade estrutura do fenômeno. Resultados: O acolhimento no processo de trabalho revelou-se como sistematização do trabalho, escuta das necessidades do usuário e estabelecimento de vínculo, organização da demanda para que o usuário consiga agendamento à consulta médica, como demonstração de interesse pelas necessidades do usuário, além de atribuir valor ao mesmo por se tratar do cenário de atenção básica. Estes dados mostram que é preciso se responsabilizar pelo usuário desde o momento que ele entra na unidade, entretanto, ainda há profissionais que consideram a importância do acolhimento como sinônimo de recepção e assim, referem-se a porta de entrada. O acolhimento também identifica as vulnerabilidades que podem comprometer a saúde e a vida das pessoas. Relaciona-se ainda à organização do acesso à consulta médica, em conformidade com o desejo da pessoa. Considerações Finais: Observam-se esforços dos diferentes atores para incorporar o acolhimento na mudança do modelo assistencial. A proposta do acolhimento surge para auxiliar a mudança do modelo assistencial médico centrado com ações curativas para estabelecer relações efetivas e desenvolver a autonomia do usuário, e com isso reafirmar a busca do cuidado integral, para fazer da Atenção Básica à Saúde um caminho melhor para a assistência à saúde.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1982-3282-v12n1-2-2446

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet