RELEVÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE NO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM.

Andrezza de Kássia A. N. Melo, Candice Heimann, Liney Franklin S. T. de Almeida, Maria Simone Santos da Silva, Cláudia Prado, Jair José dos Santos

Resumo


Introdução: O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é um repositório de informações sobre o estado e cuidados de saúde de um indivíduo durante toda sua vida, armazenado eletronicamente, podendo incluir informações resultantes da atenção ao paciente, alertas e lembretes, prescrição médica e de enfermagem, protocolos clínicos e solicitações de laboratórios e farmácia, permitindo a integração de dados vitais sobre um determinado paciente e informações precisas para ações rápidas e efetivas, com alto grau de disponibilidade, acessibilidade e confidencialidade, não havendo para tanto barreiras geográficas ou temporais. A enfermagem é parte essencial no desenvolvimento e na operacionalização do PEP, haja vista metade de todos os seus registros serem realizados pela equipe, com avaliações e implementação da qualidade do atendimento. Objetivo: Identificar nas produções científicas as relevâncias da implementação do prontuário eletrônico do paciente no gerenciamento da qualidade da assistência de enfermagem ao cliente. Método: Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, com análise sistemática nas bases de dados: BVS, Scielo e Lilacs, publicados no período de 2011 à 2016. Para proceder às buscas utilizaram-se as palavras chaves: Prontuário eletrônico, enfermagem e sistemas de informação em saúde. Após análise pelos autores 13 artigos compuseram a amostra final do estudo devido a sua relevância temática. Resultados: Os estudos analisados nessa revisão apontam que a adoção do PEP nas instituições de saúde, promove uma melhoria na prática assistencial de enfermagem, haja vista que esse instrumento possibilita a continuidade do cuidado, o desenvolvimento do conhecimento clínico e fundamentação de julgamentos, garantindo segurança e uma gestão de qualidade nos serviços de saúde. Conclusão: A partir das reflexões desenvolvidas nesse estudo, verifica-se que a adoção do prontuário eletrônico do paciente, tem proporcionado várias contribuições para uma assistência de enfermagem efetiva ao paciente. Através da aquisição desse instrumento a equipe multidisciplinar pode apresentar um domínio mais amplo e mais consistente sobre as suas atividades, permitindo um atendimento com menor chance de erros em tomadas de decisão ao possibilitar o acesso rápido ao histórico do paciente, facilitar a consulta de dado em atendimentos futuros, reduzir o tempo de atendimento, além de trazer melhoria no controle e planejamento hospitalar, oferecendo qualidade no atendimento.

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