ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS A LEIGOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Huilde Viana Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
  • José Joandson de Souza dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
  • Sabrina Daiane Gurgel Sarmento Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
  • Rodrigo Assis Neves Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Daniele Vieira Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN

Palavras-chave:

Primeiros socorros, Ensino, Treinamento de primeiros socorros.

Resumo

Objetivo: caracterizar as produções científicas acerca do ensino dos primeiros socorros a leigos, bem como as estratégias utilizadas. Método: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, conforme a metodologia PRISMA nas bases de dados do Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Scopus, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Web of Science. Foram incluídos artigos disponíveis na íntegra, publicados entre 2012 e abril/2017, nos idiomas português, inglês e/ou espanhol. Resultados: dos 377 estudos encontrados, 07 atenderam aos critérios de inclusão. Desses, 43% foram da SCOPUS, e o ano de 2015 representou, igualmente, 43% das publicações. Conclusão: as estratégias que apresentaram resultados eficazes no ensino de primeiros socorros a leigos foram as que colocaram essa população em uma posição de agente ativo no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Huilde Viana Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN

Acadêmico do curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, Natal, RN, Brasil. E-mail: huilde_viana@hotmail.com

José Joandson de Souza dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN

Acadêmico do curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, Natal, RN, Brasil. E-mail: huilde_viana@hotmail.com

Sabrina Daiane Gurgel Sarmento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN

Enfermeira. Pós-Graduanda em Urgência pela Estácio. Natal, RN, Brasil. E-mail: sabrinagurgelsarm@gmail.com

Rodrigo Assis Neves Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Pós-Doutorando em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe. Doutor em Ciências da Saúde/UFRN. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, Natal, RN, Brasil. Telefone: (84) 99976-3599 E-mail: rodrigoenf@yahoo.com.br

Daniele Vieira Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN

Enfermeira. Pós-Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Ciências da Saúde/UFRN. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, Natal, RN, Brasil. E-mail: daniele00@hotmail.com

Downloads

Publicado

2018-07-05

Como Citar

Neto, H. V., Santos, J. J. de S. dos, Sarmento, S. D. G., Dantas, R. A. N., & Dantas, D. V. (2018). ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS A LEIGOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Saúde - UNG-Ser, 11(3/4), 75–85. Recuperado de https://revistas.ung.br/saude/article/view/2678

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA