ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS A LEIGOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Huilde Viana Neto, José Joandson de Souza dos Santos, Sabrina Daiane Gurgel Sarmento, Rodrigo Assis Neves Dantas, Daniele Vieira Dantas

Resumo


Objetivo: caracterizar as produções científicas acerca do ensino dos primeiros socorros a leigos, bem como as estratégias utilizadas. Método: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, conforme a metodologia PRISMA nas bases de dados do Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Scopus, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Web of Science. Foram incluídos artigos disponíveis na íntegra, publicados entre 2012 e abril/2017, nos idiomas português, inglês e/ou espanhol. Resultados: dos 377 estudos encontrados, 07 atenderam aos critérios de inclusão. Desses, 43% foram da SCOPUS, e o ano de 2015 representou, igualmente, 43% das publicações. Conclusão: as estratégias que apresentaram resultados eficazes no ensino de primeiros socorros a leigos foram as que colocaram essa população em uma posição de agente ativo no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


Primeiros socorros; Ensino; Treinamento de primeiros socorros.

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet