DIFICULDADES PERCEBIDAS PELA ENFERMAGEM DE UM SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA

Cibele Leite Siqueira, Davi Siqueira Rennó, Natany Mayra Cesarino Ferreira, Stephane da Luz Ferreira, Sonia Maria Alves de Paiva

Resumo


Objetivo: Conhecer a percepção da equipe de enfermagem acerca das dificuldades encontradas no cotidiano do trabalho de um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Método: pesquisa qualitativa, realizada no interior de Minas Gerais com 13 sujeitos. Para coleta dos dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. Resultados: Os dados foram analisados por meio da análise temática de conteúdo onde emergiu três blocos temáticos: Deficiência de Estrutura, Deficiência Político-administrativa de Saúde e Emoção e desempenho profissional. As deficiências de estrutura apareceram como a falta de materiais, equipamentos, treinamento, comunicação e liderança insuficientes. As deficiências político-administrativas apareceram nos níveis: federal, municipal e local. A emoção e o desempenho surgiram no prazer em trabalhar e melhorar a qualidade. Considerações Finais: As condições e fatores citados afetam o trabalho levando a insatisfação e a fragilidade no atendimento qualificado e seguro. Sugere-se ampliar este estudo regional possibilitando mudanças, pois todos sentem prazer em atuar no serviço.

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