EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM JOVENS ESCOLARES ABORDANDO GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: A adolescência é um momento decisivo no desenvolvimento sexual humano, onde a sexualidade se generaliza, ocorrem transformações biopsicossociais importantes e os adolescentes experimentam situações de confusão, medo ou depressão. Alguns deles se comportam de maneira equivocada, rumo à maturidade, podendo comprometer seu progresso e expondo-os a vários riscos. Em meio a estes riscos, destaca-se a gravidez na adolescência, um sério problema de saúde pública responsável pela elevação dos índices de morbimortalidade das jovens nesta fase. Devido às modificações físicas, psíquicas e sociais que ocorrem num pequeno espaço de tempo, ao tomar conhecimento da gravidez, vivenciar a gravidez e se tornar mãe, a mulher, adolescente ou não, vivencia momentos de dúvidas, inseguranças e medos. Objetivo: Este artigo visa orientar jovens escolares sobre as formas de prevenir a gravidez na adolescência e os riscos a que mãe e recém-nascidos estão expostos. Método: Trata-se de um relato de experiência vivenciado em uma ação do projeto de extensão Educação em saúde com jovens escolares: sexualidade, IST'S, HIV/ AIDS, desenvolvido no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Belo Jardim. O público alvo, foi composto por alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino médio integrado de informática, agropecuária ou agroindústria. Resultados e discussão: Participaram da ação 120 alunos, desses 60% eram do sexo masculino e 40% do sexo feminino. A ação foi realizada por meio da apresentação teatral na qual foi encenada a problemática vivida por uma adolescente grávida, seguida de uma dinâmica com perguntas e respostas de forma bastante integrativa, com participação efetiva dos discentes, onde eles expuseram suas dúvidas e inseguranças e tiveram os respectivos esclarecimentos. Observou-se uma interação mútua e afetiva entre os colaboradores do projeto com o grupo de alunos adolescentes. Na medida em que as atividades eram realizadas, os adolescentes percebiam a necessidade de mudanças de comportamento para hábitos saudáveis e atitudes positivas. Percebeu-se ainda que há uma ausência de diálogo entre os adolescentes escolares e seus pais e/ou responsáveis o que favorece um aumento da vulnerabilidade nesta fase de vida. Conclusão: Pode-se afirmar que a população de adolescentes constitui um grupo de risco que deve ser incluído nos programas e políticas públicas voltados para garantir o caminho da juventude rumo ao exercício pleno da cidadania, inclusive na prevenção da gravidez indesejada. Este projeto proporcionou aos acadêmicos unir ensino a prática profissional do técnico em enfermagem, na promoção de saúde e prevenção de doenças desses jovens escolares.
Texto completo:
PDF1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet
Comentários sobre o artigo
por Sandro Santos (14/08/2018)
por Marty Rosetta (20/09/2018)
por Henry Wirth (20/03/2019)
por Kacey Montague (30/06/2019)
por Carroll Skene (30/06/2019)
por Sadye Moynihan (30/06/2019)
por Keenan Huot (07/07/2019)
por Jimmy Monti (07/07/2019)
por Richelle Doerr (07/07/2019)
por Priscilla Boelter (09/08/2019)
por Thelma McKibben (28/08/2019)
por Geoffrey Clisby (28/08/2019)
por Damon Lemon (29/08/2019)
por Sven Laidley (31/08/2019)
por Anthony Urbina (31/08/2019)
por Amos Sylvia (31/08/2019)
por Bernardo Gilyard (31/08/2019)
por Jarrod Thompson (01/09/2019)
por Celeste Dampier (01/09/2019)
por Zella Burdekin (01/09/2019)
por Alan Robert (02/09/2019)
por Lucy Bauer (02/09/2019)
por Madonna Le Fanu (05/09/2019)
por Leanna Bejah (07/09/2019)
por Quinn Fabinyi (11/09/2019)
por Lilla Correa (18/09/2019)
por Cyril Child (01/10/2019)
por Reagan Whited (08/10/2019)
por Tandy Conger (10/10/2019)
por Judy Boudreaux (10/10/2019)
por Chanda Derr (12/10/2019)
por Brandy Thornber (13/10/2019)
por Arletha Gilruth (13/10/2019)
por Michelle Ceja (16/10/2019)
por Jovita Cattanach (17/10/2019)
por Ryan Enright (17/10/2019)
por Stacia Mattocks (21/10/2019)
por Alissa Simos (22/10/2019)
por Mia Trejo (22/10/2019)
por Jaxon Amundson (23/10/2019)
por Laurie Gentle (23/10/2019)
por Mazie Calhoun (27/10/2019)
por German Parmley (28/10/2019)
por Cassandra Walkley (31/10/2019)
por Raul Erickson (31/10/2019)
por Vallie Blanton (01/11/2019)
por Elwood Mudie (01/11/2019)
por Charles Paltridge (02/11/2019)
por Manual Gambrel (02/11/2019)
por Scott Blythe (04/11/2019)
por Fernando Scully (04/11/2019)
por Krystle Sonnier (08/11/2019)
por Hildred Willingham (22/11/2019)
por Lorenza Sappington (25/11/2019)
por Casey Bavin (25/11/2019)
por Lyle McAlister (25/11/2019)
por Garnet Brett (26/11/2019)
por Scotty Coane (26/11/2019)
por Lachlan Bracegirdle (26/11/2019)
por Bennie Chesser (26/11/2019)
por Gerard De Boos (26/11/2019)
por Dessie Marko (26/11/2019)
por Priscilla Laura (27/11/2019)
por Louise Salcido (27/11/2019)
por Kristine Wyant (27/11/2019)
por Jonelle Schaaf (28/11/2019)
por Leonora Lapine (28/11/2019)
por Autumn Lizotte (29/11/2019)
por Marcia Hutt (29/11/2019)
por Elvis Hoeft (02/12/2019)
por Danny Eichmann (02/12/2019)
por Vera Luu (03/12/2019)
por Amee Marquez (03/12/2019)
por Elmo Sells (04/04/2020)
por Luca Louis (21/04/2020)
por Tina Powe (25/06/2020)
por Suzanne Hakala (15/08/2020)
por Kristal Huot (18/08/2020)
por Fred Quintanilla (27/08/2020)
por Stanton Boulger (16/09/2020)
por Kerri Hervey (03/10/2020)
por Brigitte Lovekin (22/10/2020)
por Josette Carrasco (05/11/2020)
por Chandra Melton (07/11/2020)
por Jed Kelliher (09/11/2020)
por Lacy Wenzel (17/11/2020)
por Miquel Lafleur (05/12/2020)
por Melanie Dickey (10/12/2020)