TECNOLOGIAS DIGITAIS E RECURSOS FÍSICOS NA ABORDAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Evellyn Ládya Franco Pontes Grupo Longevidade Saudável
  • Adriana Aparecida Kleparde Universidade UNIVERITAS-UNG Guarulhos
  • Taynara Pereira Silva Universidade UNIVERITAS-UNG Guarulhos
  • Ana Claudia Giesbrecht Puggina Faculdade de Medicina de Jundiaí - FMJ
  • Maíra Rosa Apostolico Universidade UNIVERITAS-UNG Guarulhos
  • Alfredo Almeida Pina-Oliveira Universidade UNIVERITAS-UNG Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.33947/1982-3282-v12n3-4-3729

Palavras-chave:

Transtorno Autístico, Tecnologia Educacional, Tecnologia da Informação, Aplicativos Móveis

Resumo

Introdução: Avanços nas tecnologias digitais podem contribuir para ampliar as abordagens de educadores, profissionais de saúde e outros envolvidos no desenvolvimento integral de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Objetivo: identificar potencialidades e aspectos comparativos entre o emprego de tecnologias digitais e de recursos físicos na abordagem de crianças com TEA. Método: Trata-se de um estudo de atualização por meio da análise comparativa entre aplicativos exclusivamente criados para ajudar na comunicação com crianças com TEA e os recursos físicos existentes com a mesma finalidade. Resultados: Os recursos físicos apresentados são o Picture Exchange Communication System (PECS), Livro de Velcro, Troca de Figuras e Rotina Diária. Os aplicativos móveis Livox®, Aboard®, Tobii Sono Flex®, Autismo Imagem e Discussão® e o Minha Rotina Especial® são apresentados e discutidos em relação as vantagens do uso desse tipo de recurso. Conclusão: ambos os recursos podem mediar o processo de comunicação de crianças com TEA e destaca-se que os aplicativos contribuem para aprimorar a qualidade das interações realizadas com a criança com TEA.

Biografia do Autor

Evellyn Ládya Franco Pontes, Grupo Longevidade Saudável

Pedagoga. Mestre em Educação. Gerente Educacional do Grupo Longevidade Saudável.

Adriana Aparecida Kleparde, Universidade UNIVERITAS-UNG Guarulhos

Aluna do curso de Pedagogia da Universidade UNIVERITAS-UNG Guarulhos.

Taynara Pereira Silva, Universidade UNIVERITAS-UNG Guarulhos

Aluna do curso de Pedagogia da Universidade UNIVERITAS-UNG Guarulhos.

Ana Claudia Giesbrecht Puggina, Faculdade de Medicina de Jundiaí - FMJ

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora da Faculdade de Medicina de Jundiaí - FMJ.

Maíra Rosa Apostolico, Universidade UNIVERITAS-UNG Guarulhos

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade UNIVERITAS-UNG Guarulhos.

Alfredo Almeida Pina-Oliveira, Universidade UNIVERITAS-UNG Guarulhos

Enfermeiro. Doutor em Ciências. Professor e Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade UNIVERITAS-UNG Guarulhos.

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Arquivos adicionais

Publicado

2019-06-28

Como Citar

Pontes, E. L. F., Kleparde, A. A., Silva, T. P., Puggina, A. C. G., Apostolico, M. R., & Pina-Oliveira, A. A. (2019). TECNOLOGIAS DIGITAIS E RECURSOS FÍSICOS NA ABORDAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Revista Saúde - UNG-Ser - ISSN 1982-3282, 12(3/4), 68–74. https://doi.org/10.33947/1982-3282-v12n3-4-3729

Edição

Seção

REFLEXÃO