TECNOLOGIAS DIGITAIS E RECURSOS FÍSICOS NA ABORDAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Resumo
Introdução: Avanços nas tecnologias digitais podem contribuir para ampliar as abordagens de educadores, profissionais de saúde e outros envolvidos no desenvolvimento integral de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Objetivo: identificar potencialidades e aspectos comparativos entre o emprego de tecnologias digitais e de recursos físicos na abordagem de crianças com TEA. Método: Trata-se de um estudo de atualização por meio da análise comparativa entre aplicativos exclusivamente criados para ajudar na comunicação com crianças com TEA e os recursos físicos existentes com a mesma finalidade. Resultados: Os recursos físicos apresentados são o Picture Exchange Communication System (PECS), Livro de Velcro, Troca de Figuras e Rotina Diária. Os aplicativos móveis Livox®, Aboard®, Tobii Sono Flex®, Autismo Imagem e Discussão® e o Minha Rotina Especial® são apresentados e discutidos em relação as vantagens do uso desse tipo de recurso. Conclusão: ambos os recursos podem mediar o processo de comunicação de crianças com TEA e destaca-se que os aplicativos contribuem para aprimorar a qualidade das interações realizadas com a criança com TEA.
Palavras-chave
Transtorno Autístico; Tecnologia Educacional; Tecnologia da Informação; Aplicativos Móveis
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.33947/1982-3282-v12n3-4-3729
1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet
Comentários sobre o artigo
por Dalene Dale (20/04/2020)
por Colleen Isbell (21/04/2020)
por Nannette Wintle (29/10/2020)
por Clarice Hueber (27/03/2021)
por Ivan Pedroza (09/05/2021)
por Ivan Pedroza (09/05/2021)
por Nilda Wick (12/05/2021)
por Nilda Wick (12/05/2021)
por Ivan Pedroza (14/05/2021)
por Laurie Van Raalte (19/05/2021)
por Jerrell Hawkins (19/05/2021)
por Jerrell Hawkins (19/05/2021)
por Jeannie Hodson (15/06/2021)
por Jeannie Hodson (15/06/2021)
por Delila Acheson (18/10/2021)
por Shawnee Maurice (20/10/2021)
por Susanne Beamon (21/10/2021)
por Stewart Millsaps (03/11/2021)
por Jayden Spicer (16/11/2021)
por Edwin Back (09/12/2021)
por Lashay Seaborn (12/05/2022)
por Garry Huerta (29/07/2022)
por Garry Huerta (31/07/2022)
por Garry Huerta (31/07/2022)
por Garry Huerta (31/07/2022)
por Garry Huerta (31/07/2022)
por Garry Huerta (01/08/2022)
por Garry Huerta (01/08/2022)
por Garry Huerta (05/09/2022)
por Garry Huerta (05/09/2022)
por Garry Huerta (11/09/2022)
por Garry Huerta (11/09/2022)
por Garry Huerta (20/09/2022)
por Garry Huerta (20/09/2022)
por Garry Huerta (22/09/2022)
por Garry Huerta (22/09/2022)
por Garry Huerta (28/09/2022)