USO DE MODELO ANATÔMICO PARA PRÁTICA DE ANATOMIA ANIMAL: UMA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Lucas Rosan Furquim, Rosecleer Rodrigues da Silva, Ellen Fernanda Santos Sousa, Stephany Nascimento Oliveira, Jéssica Borghesi, Marcos Vinicius Mendes Silva

Resumo


RESUMO

Introdução: A metodologia ativa tem como princípios a aprendizagem significativa dos alunos de maneira mais interativa, deixando as aulas mais dinâmicas. Além disso, existe o educador que é o responsável pelo fornecimento de conhecimentos aos alunos, fazendo com eles possam assimilar o assunto da melhor maneira possível e de maneira mais efetiva. Dentro do contexto acadêmico, existe a disciplina de anatomia animal, essencial na formação de um profissional. Desta maneira, na anatomia os alunos aprendem tendo uma visão real das estruturas anatômicas estudadas, utilizando os ossos dos animais.

Objetivo: Esse estudo foi elaborado a fim de expor o benefício da aplicação de metodologia ativa como forma de enriquecimento no processo de aprendizagem, realizando a confecção de um modelo anatômico do coração.

Materiais e métodos: Afim de permitir aos alunos uma melhor visualização das estruturas extra e intra cardíaca, foi realizado a confecção de um modelo anatômico de coração, com materiais de massa de biscuit, utilizando a literatura como base científica para a sua fabricação.

Resultados: Atualmente novos métodos de ensino têm sido utilizados para aperfeiçoar os conhecimentos dos alunos. A introdução de modelos anatômicos, no ensino da Anatomia Animal auxilia na fixação do assunto teórico, facilita a compreensão do ensino-aprendizagem e ajuda na vida profissional. O desenvolvimento deste protótipo anatômico proporcionou analisar a relação custo/benefício entre a confecção destes modelos com o biscuit em relação aos materiais convencionais. Os resultados obtidos com o desenvolvimento desse modelo anatômico foram positivos, uma vez que possui facilidade na fabricação do mesmo e baixo custo quando comparado com os métodos convencionais.

Conclusão: O modelo desenvolvido facilitou a compreensão dos alunos durante os estudos, proporcionando uma melhor fixação do conteúdo teórico nas aulas práticas de Anatomia Animal e apresentou-se como uma alternativa dinâmica no processo de aprendizagem, permitindo aos alunos uma assimilação descomplicada, favorecendo a memorização das estruturas. Foi identificado também uma relação custo-benefício favorável, tendo em vista o baixo custo de produção e a facilidade no acondicionamento das peças, não sendo necessário nenhum produto químico ou refrigeração para conservação das mesmas, viabilizando maior quantidade e variedade de peças para estudo.

Palavras-chave


anatomia, metodologia ativa, coração

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet