TUMOR VENÉREO TRANSMISSÍVEL EM CÃES: REVISÃO DE LITERATURA

Adriana Emidio Zupa, Alexsander Alves de Oliveira, Wesley Theodoro, Cristina de Fátima Lúcio

Resumo


Tumor venéreo transmissível canino (TVT), conhecido também como Tumor de Sticker, condiloma canino, granuloma venéreo, sarcoma infeccioso ou linfossarcoma venéreo, é considerado uma das neoplasias mais comum em cães, sobretudo errantes, sendo morfologicamente classificado como neoplasia de células redondas e acometendo principalmente a mucosa genital externa desses animais. A transmissão decorre da implantação de células tumorais durante o coito, brigas ou interações entre cães portadores e susceptíveis.
Macroscopicamente, o TVT tem formato de couve-flor, assumindo um aspecto nodular e pedunculado, variando em relação ao tamanho e consistência, podendo ser firme ou friável com presença de áreas hemorrágicas e ulceradas.
O diagnóstico de TVT é baseado na anamnese, sinais clínicos, citologia e histopatologia. A literatura relata que os protocolos possíveis são excisão cirúrgica, radioterapia, imunoterapia e a quimioterapia, sendo essa preconizada como tratamento de eleição com o uso do sulfato de vincristina.

Palavras-chave


Tumor de Sticker; vincristina; neoplasia

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet