COMPARAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS BRASILEIRAS

Elaine Cristina de Sá Pereira, Rafaela Gomes de Albuquerque, Rafaella de Andrade Silva Cavalcanti

Resumo


RESUMO
OBJETIVO
Comparar o estado nutricional de crianças indígenas e não indígenas brasileiras, atráves de uma revisão bibliográfica, nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs).
MÉTODOS:Tratou-se de um estudo de revisão da literatura visando disponibilizar uma síntese das evidências relacionadas a comparação do estado nutricional de crianças indígenas e não indígenas brasileiras, por meio da busca, análise e integração da informação selecionada.
RESULTADOS:Evidências científicas mostraram que a prevalecência de desnutrição infantil entre indígenas é maior do que entre a população brasileira da mesma idade. A baixa estatura apresentou como o principal déficit antropométrico, seguido pelo baixo peso por idade. Esse índice de baixa estatura, quando não é resultado de fatores hereditários, é consequência de fatores ambientais que, em alguma fase do desenvolvimento da criança, atrapalharam o adequado crescimento além de ser um parâmetro de diagnóstico de desnutrição crônica.
CONCLUSÃO:Conclui-se que a observação desse estudo pretendeu subsidiar ações e discussões para intervenções apropriadas e culturalmente adaptadas à realidade local de condições de vida e de saúde, que visam a melhorias do estado nutricional da população indígenas no Brasil.
DESCRITORES: Desnutrição. Estado nutricional. Indígena. Crianças.

Palavras-chave


Desnutrição. Estado nutricional. Indígena. Crianças.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1982-3282-v14n3-4-4375

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet