HÁBITOS DE LEITURA DE ESTUDANTES INGRESSANTES E CONCLUINTES DE UMA FACULDADE PRIVADA NO NORTE DO BRASIL

Maria Romana Friedlander, Ricardo Alexandre Duarte de Souza, Simone Adriana Oelke, Gerson Raiter

Resumo


Considerando-se a importância da universidade para a aquisição de hábitos de leitura como ferramenta para a inclusão do indivíduo na sociedade, o presente estudo tem como objetivo comparar os hábitos de leitura de estudantes de nível superior ingressantes e concluintes de uma faculdade privada situada na região do Norte do Brasil. Trata-se de uma pesquisa comparativa e descritiva com abordagem quantitativa realizada em uma faculdade privada situada na Região Norte do Brasil. A amostra populacional foi constituída por 153 estudantes ingressantes e 159 concluintes que representaram toda a população iniciante e finalista da instituição em estudo. As informações foram obtidas pela aplicação de um questionário e analisadas por parâmetros descritivos. Os principais resultados são: um aumento significativo dos estudantes concluintes que dizem gostar de ler, um aumento da porcentagem desses alunos que preferem revistas ou artigos científicos, uma acentuada diminuição no grupo dos concluintes que não leu nenhum livro no último ano e um importante decréscimo de finalistas que raramente leem. Os autores acreditam que os presentes resultados possam servir de parâmetro para novas investigações e que possa ter havido, além da maturidade e aumento da idade, alguma influência positiva do ensino acadêmico, mas pesquisas específicas devem ser realizadas.

Palavras-chave


Hábitos de leitura; Formação de recursos humanos; Instituição de Ensino Superior; Região Norte do Brasil.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1982-3282-v14n3-4-4418

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