PAIS, RESPONSÁVEIS E FUNCIONÁRIOS DE ESCOLA TÊM CONHECIMENTO SOBRE O MANEJO DE DENTES AVULSIONADOS? UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.

Eduarda Gordo Costa, Gabriela Vivian Trindade Moura, Layne Augusta Barros Corrêa, Raissa Pinheiro de Mendonça

Resumo


Introdução: crianças são propícias à quedas e, consequentemente, ocorrência de avulsões dentárias. Assim, precisa-se que responsáveis presentes no momento desses acidentes estejam preparados para o correto manejo. Objetivo: avaliar o conhecimento de pais, responsáveis e funcionários de escola sobre o manejo emergencial de dentes avulsionados. Métodos: 28 artigos observacionais foram selecionados nas bases Scorpus, Web of Science, Cochrane, PubMed e LILACS, entre 2015 e 2020, mediante critérios de inclusão e exclusão. Resultados: as amostras divergiram quanto ao manuseio do dente avulsionado e como limpá-lo, a maioria não faria o reimplante dentário e o meio de armazenamento mais escolhido foi o soro fisiológico. Estudos que compararam o nível de conhecimento antes e depois de uma intervenção educativa apresentaram uma melhora significativa nos resultados. Conclusão: Há um conhecimento insatisfatório a respeito do manejo de dentes avulsionados por parte dos

Palavras-chave


Avulsão Dentária; Pais; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Professores Escolares.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1982-3282-v15n3-4-4546


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