Editorial

 

Para realizar a avaliação qualitativa e quantitativa da produção dos programas de Pós-graduação, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) classifica os periódicos científicos em estratos indicativos da qualidade, sendo A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; e C com peso zero. Essa classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. O mesmo periódico, ao ser classificado em duas ou mais áreas distintas, pode receber diferentes avaliações. Isso não constitui inconsistência, mas expressa o valor atribuído, em cada área, à pertinência do conteúdo veiculado. A Revista Saúde em 2007-2008 (primeira edição em 2007) foi classificada como Qualis C, em 2009 foi novamente avaliada sendo na Enfermagem classificada como nota B5 e C na Odontologia o que demonstrou uma melhora na qualidade de nossa publicação. Agora em 2010, após recente avaliação ficamos contentes com a nova classificação do Qualis na Odontologia que foi elevado para B5 assim como na enfermagem. Este reconhecimento revigora os esforços do Corpo Editorial da Revista Saúde em manter essa publicação sempre atualizada e trazer informações relevantes aos nossos leitores. Além disso, esperamos ansiosamente para que nossa revista seja citada por outras áreas da saúde em seus programas de Pós-graduação para obtermos o Qualis da CAPES nessas áreas.

Essa edição é composta por um artigo de pesquisa em odontologia na especialidade de endodontia que avalia a infiltração apical após o uso de medicação intracanal com hidróxido de cálcio. Ainda integrando essa edição temos trabalhos de revisões de literatura sobre o potencial terapêutico de sistemas adesivos, uso de fitoterápicos em Odontologia e a aplicação de medicamentos contendo drogas de origem vegetal e/ou plantas medicinais pela população.

Além disso, artigos na área de enfermagem relatam uma proposta de trabalho de apoio psicossocial aos pacientes com câncer a e visão dos discentes de enfermagem frente ao ensino sobre saúde mental.

Prof. Dr. José Augusto Rodrigues

Editor



1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet