Editorial

 

               Nesta edição da Revista Saúde temos 2 artigos de pesquisa, 3 de revisão de literatura e um descrevendo a técnica clínica de fechamento de diastema. O primeiro apresenta uma discussão sobre a Bioética como um instrumental de reflexão e ação a partir do princípio do respeito ao Humano. Em seguida, temos um artigo que estudou a personalidade de uma amostra de indivíduos usuários de drogas, a partir dos dados do Wartegg e contém dados que revelaram dificuldades no ajustamento pessoal e na articulação afetiva dos usuários.

               O seguinte trabalho envolvendo uma avaliação experimental determinou a quantidade de cafeína presente em diversas bebidas como o café, chás, cacau, guaraná pois apesar de seu principal efeito ser a estimulação do Sistema Nervoso Central ressaltam que seu consumo deve ser moderado, pois em excesso pode levar à dependência.

               Outro trabalho descreve uma reflexão voltada a todos aqueles que cuidam de idosos, considerando que o ciclo do cuidado percorre toda a nossa existência, e é uma tarefa transmitida através da cultura e educação, também é uma profissão. Ressaltando a importância da atenção e cuidado que o cuidador deve ter em relação ao seu próprio Ser, de forma a cuidar conscientemente do outro.

               Seguindo a mesma tendência, apresenta-se um relato de experiência vivenciada no Grupo de Educação em Saúde com Diabéticos portadores de Diabetes Mellitus do tipo 2 em um Hospital Universitário, quando utilizou-se uma dinâmica participativa de “Linha do Tempo”. Os resultados reforçam o sucesso e a necessidade da continuidade e implantação de grupos educativos em instituições de saúde.

               No último, descreve-se a importância de procedimentos estéticos simples para mascarar problemas frequentes em sorrisos como a presença de diastemas. Apresenta-se a etiologia e a técnica de fechamento de diastemas de uma forma simples, enfatizando a necessidade de conhecimento de propriedades de resinas compostas como resistência ao desgaste e translucidez para obter resultados efetivos.

               Além disso, comunica-se a mudança de periodicidade com o Ibict Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER na base de dados do Centro Internacional do ISSN de anual para trimestral, ou seja, com o aumento de submissões serão editadas 4 números da revista por ano.

Prof. Dr. José Augusto Rodrigues

Editor



1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet