CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE CEPAS DE TRYPANOSOMA CRUZI CHAGAS, 1909 (KINETOPLASTIDA, TRYPANOSOMATIDAE) ISOLADAS DE EXEMPLARES DE TRIATOMA SORDIDA STAL, 1859 E TRIATOMA RUBROVARIA BLANCHARD, 1843 (HEMIPTERA, REDUVIIDAE)

Aline Rimoldi, Renata Tome Alves, Daniela Luz Ambrosio, Renato Freitas de Araujo, Regina Maria Barreto Cicarelli, João A. da Rosa

Resumo


Introdução: A doença de Chagas é uma infecção parasitária causada pelo Trypanosoma cruzi. A doença causa cerca de 50.000 mortes ao ano, e estima-se que desde o México até o sul da Argentina existam entre 16 a 18 milhões de pessoas infectadas. Trypanosoma cruzi é considerada uma espécie heterogênea que apresenta diferentes cepas distribuídas em hospedeiros mamíferos, domésticos e selvagens, e em insetos vetores. A caracterização das diferentes cepas de T. cruzi, que circulam em determinada área geográfica, auxiliam os estudos sobre a compreensão da diversidade desse patógeno, bem como contribuem para a adoção de medidas profiláticas. Objetivo: Caracterização molecular de duas cepas (SI1 e QMM1) de T. cruzi, provenientes de regiões geográficas distintas. Material e Métodos: Duas espécies de triatomíneos, Triatoma sordida coletada no Município de Gentio do Ouro (BA) em 2003 e T. rubrovaria capturada em Quaraí (RS) em 2008, foram estudadas por meio de compressão abdominal no Laboratório de Parasitologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e o conteúdo fecal dos exemplares foi inoculado em meio de cultura LIT e, intraperitonealmente, em camundongos Swiss. Desse modo, isolaram-se duas cepas de T. cruzi, SI1 e QMM1, que são mantidas por repiques quinzenais com ótimo crescimento. A caracterização molecular foi realizada a partir da amplificação de fragmentos dos genes 24Sα RNAr, HSP60 e GPI pela técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR). Resultados: Os dados moleculares permitiram a classificação das cepas SI1 e QMM1 como T. cruzi II e V, respectivamente. Conclusão: Este estudo relatou a presença de duas linhagens distintas de T. cruzi, provenientes das regiões nordeste e sul. A caracterização de cepas de diferentes regiões é importante, uma vez que o predomínio de determinada cepa pode estar relacionado com as principais manifestações da doença naquela localidade.
Apoio financeiro: CAPES.

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet