EFEITO DE AGENTES NEUTRALIZANTES NA ADESO PS-TRATAMENTO CLAREADOR

EFEITO DE AGENTES NEUTRALIZANTES NA ADESO PS-TRATAMENTO CLAREADOR

EFFECT OF NEUTRALIZING AGENTS ON BOND STRENGTH POST-BLEACHING

 

Popoff JM* & Carolina M**

 

RESUMO: O clareamento dos dentes um tratamento que apresenta excelentes resultados estticos de forma rpida, econmica e conservadora. Para a realizao deste procedimento em dentes vitalizados os agentes qumicos mais utilizados so o perxido de hidrognio e perxido de carbamida. Contudo, a ao destes produtos sob a dentina e o esmalte deve ser observada de forma criteriosa, pois os perxidos interferem em diversos fatores, entre eles na morfologia do esmalte e da dentina, adeso dentinria, selamento marginal. Desta forma, existem limitaes do uso destes produtos, especialmente quando tcnicas adesivas so empregadas. Aps o clareamento, se existir a necessidade de substituir restauraes adesivas, importante que haja um tempo de espera para a eliminao de todo o perxido residual presente no interior dos tbulos dentinrios e no esmalte. Para contornar esta situao surgiram os agentes neutralizantes antioxidantes a exemplo da catalase e cido ascrbico que visam acelerar o processo de degradao do perxido residual, possibilitando as trocas imediatas das restauraes adesivas. Assim, o objetivo deste trabalho revisar a literatura existente a respeito da eficcia desses agentes.

PALAVRAS-CHAVE: clareamento dental, perxidos, adeso.

ABSTRACT: Teeth Bleaching is a treatment that gives excellent esthetic results. This procedure applies strictly to products that contain bleach – typically Hydrogen Peroxide or Carbamide Peroxide. However, the action of these products on dentin and enamel should be observed in a careful way, because the peroxides interfere on several factors among them: the dentin adhesiveness, marginal sealing and to the enamel and dentin morphology. There are limitations in using these products, especially when adhesive techniques are used. After teeth bleaching, if there is a need to replace the adhesive restorations, it is important that the peroxide residual present inside the dentinal tubules and the enamel is eliminated. To accelerate the process there are neutralizing antioxidants as an example of catalase and Ascorbic Acid aimed at accelerating the process of degradation of residual peroxide, enabling the immediate exchange of restorations. The purpose of this study is to review the existing literature regarding the efficacy of these agents.

KEYWORDS: tooth bleaching, peroxide, bonding

 

INTRODUCO

O clareamento dental um tratamento que visa harmonia da colorao dos dentes favorecendo a esttica1. Este tratamento, proposto desde 1800 e crescente nos ltimos tempos, uma soluo rpida e conservadora para os problemas de manchamento e escurecimento de origens medicamentosas, qumicas ou estruturais, que comprometem a esttica do sorriso2.

Para a indicao do clareamento necessria uma criteriosa avaliao da condio dos dentes que recebero o agente clareador, pois este vai interagir diretamente com os tecidos dentrios e desenvolver reaes qumicas que podem gerar danos teciduais irreversveis, quando o dente no apresenta condies de receber o tratamento, ou o processo no supervisionado pelo profissional3.

Vrias tcnicas e componentes qumicos foram empregados com a finalidade de clarear os dentes, como o cloreto de clcio e soda, cido actico, cianeto de potssio, cido sulfrico e cido oxlico3, mas atualmente os produtos mais utilizados em consultrio para dentes vitalizados so o perxido de hidrognio a 35% e o perxido de carbamida a 35%4 e para dentes despolpados, o perborato de sdio5. Alm dos clareadores de uso profissional, so oferecidos no mercado, e facilmente adquiridos, produtos caseiros com intuito de clarear os dentes, incluindo cremes dentais e enxaguatrios, despertando o interesse do consumidor6.

Os perxidos so agentes oxidantes de baixo peso molecular que, em contato com a estrutura dentria, so facilmente difundidos para o interior dos canalculos dentinrios onde o perxido de hidrognio se decompe em gua e oxignio e o perxido de carbamida em dixido de carbono, amnia e perxido de hidrognio. Esse processo de oxi-reduo promover o efeito clareador, em que os pigmentos moleculares de cadeia carbnica longa (escura) sero quebrados em cadeias carbnicas curtas (claras)1,7.

Embora o clareamento dental seja um procedimento simples, necessria muita cautela em sua indicao. Cries, abraso, abfrao, reabsores, restauraes mal adaptadas, sensibilidade dentinria, reaes inflamatrias do tecido mole da boca, so condies que contra indicam o clareamento, porque podem levar a uma situao desfavorvel e indesejada. O uso inadequado destes produtos capaz de degradar a matriz do esmalte e alterar a sua microdureza, podendo penetrar at os tecidos pulpares e provocar reaes inflamatrias5,8.

Alm desses fatores, as restauraes adesivas muitas vezes necessitam de troca aps o clareamento, pois o agente oxidante no tem efeito clareador sobre as mesmas. Estas substituies precisam ser previamente planejadas, pois as estruturas dentrias que recebero novas restauraes devem ser reestruturadas e preparadas em funo das alteraes provenientes do tratamento clareador9

Imediatamente aps o clareamento, o perxido que est dentro dos tbulos lentamente eliminado10. Esse perxido residual fragiliza a qualidade dos procedimentos adesivos, porque a dificulta a polimerizao do sistema adesivo10. Esta polimerizao incompleta impede a reteno mecnica e, consequentemente, h o decrscimo da adeso e diminuio do selamento marginal7.

Nos sistemas adesivos, esmalte e dentina participam do processo da adeso11 e a formao da camada hibrida   uma importante forma estrutural de reteno adesiva dentina. Aps o processo do clareamento, a camada hbrida mostra tags curtos e estruturalmente incompletos e em muitas reas completamente ausentes10.

O clareamento tambm forma, na superfcie do esmalte, rugosidades com perda de estrutura, reduzindo as micro-lacunas, condio significativa, para uma boa adeso8.

Esta diminuio da adeso pode levar perda precoce das restauraes por problemas como diminuio de valores de resistncia de unio constatada por ensaios de cisalhamento, e presena de microinfiltrao e baixa adesividade4,9. Nessas condies, as restauraes logo aps o clareamento so contra-indicadas11.

A remineralizao da superfcie dos dentes clareados somente se prossegue com os dentes expostos saliva, que tem ao antioxidante, porm seu efeito neutralizante lento8. Dessa forma, para o dente ps-clareado receber nova restaurao adesiva e obter um resultado satisfatrio no processo de adeso necessria uma espera de 7 21 dias, para que o perxido residual seja completamente decomposto4,7,10,12

Muitas vezes, o tempo de espera para a reparao das restauraes estticas ps-clareamento compromete o resultado clnico desejado. Uma opo proposta por Rotstein (1993)14 foi o uso de enzimas antioxidantes exercendo o papel de aceleradores do processo de oxi-reduo do perxido remanescente. Outros produtos como o ascorbato de sdio, tambm vem sendo utilizados com a mesma finalidade, possibilitando a troca imediata das restauraes adesivas7. Portanto, o objetivo desse trabalho revisar a literatura existente a respeito da ao de agentes antioxidantes nos dentes clareados.

 

AO DE AGENTES ANTIOXIDANTES NOS DENTES CLAREADOS

 

O tratamento clareador tem sido empregado como uma das opes para o tratamento do escurecimento dental, pois, apesar de suas limitaes frente aos manchamentos severos, uma soluo rpida, econmica e conservadora13. Alm disso, Novais & Toledo (2000)15 tambm consideram o procedimento como tratamento complementar precedente s reabilitaes como s restauraes em resinas compostas, coroas cermicas e facetas. Contudo, Sarrett (2002) 6 e Esberard (2004)16 alertam que so vrios os produtos disponveis no mercado consumidor vendendo a proposta de dentes clareados, sem a preocupao com os danos teciduais ocorridos com o uso indiscriminado e sem orientao profissional. Miranda et al. (2005)17  acrescentam que preciso que os agentes clareadores sejam usados com cautela, seguindo um protocolo seguro, para garantir a integridade e estabilidade da estrutura dos tecidos dentrios associado a um excelente resultado esttico.

De acordo com o estudo de Junqueira et al. (2000)18, os perxidos tm aes deletrias frente superfcie de esmalte e dentina, formando numerosas depresses superficiais, aumento no nmero e dimetro dos poros, ranhuras mais profundas e speras, alteraes na microdureza, reduo da resistncia ao desgaste, perda de clcio e fosfato e perda mineral. As dimenses destas alteraes esto relacionadas ao tempo de exposio e a concentrao do perxido, que segundo Joiner (2006)19 ,quando corretamente empregados asseguram a eficcia e segurana da tcnica do clareamento. Por outro lado, Esberard (2004)16 acredita que os defeitos estruturais do esmalte podem ser reparados com os componentes da saliva como o clcio e fosfato e Lopes et al. (2002)20 acrescentam que o esmalte clareado mais propenso remineralizao do que o esmalte intacto e que o componente uria presente nos gis clareadores a base de perxido de carbamida um estabilizador de pH  que favorece o equilbrio inico.

Para alguns autores como Campos & Pimenta (2000)9 e Oliveira et al. (2001)1 os agentes clareadores alm de interferirem na estrutura do dente, tambm apresentam efeito adverso frente aos sistemas adesivos. Apoiados nessa afirmativa, Swift & Perdigo (1998)21, Spyrides et al. (1999)22, Silva et al. (2003)11, Texeira et al. (2004) e Bulut et al. (2005)8 mostraram em seus estudos as dificuldades encontradas para se realizar um tratamento adesivo logo aps o clareamento, enfatizando o comprometimento da resistncia de unio dente \ material restaurador. Para Bulut et al. (2005) 8, esta perda na resistncia adesiva ocorre devido reao do perxido no interior dos canalculos dentinrios que impede a ao adesiva devido a presena dos xidos inibirem a polimerizao e a formao das bolhas dificultarem o escoamento do adesivo Chng et al. (2005)23 acrescentam que a acidez do perxido diminui o pH sensibilizando principalmente a dentina intertubular devido a presena da matriz orgnica que se desorganiza  e dificulta a adeso.

Em funo destas alteraes estruturais Chng et al. (2004)23 afirmam que necessrio um tempo de espera para a eliminao do perxido remanescente para, em seguida, proceder ao tratamento restaurador. O perodo determinado por Torres et al, (2006)10 de 7 a 21 dias, enquanto que Campos & Pimenta (2000)9 e Gama et al. (2006)7 preconizam 14 dias, Silva et al. (2003)11 defendem o tempo de 24 horas aps o clareamento. Villalta et al. (2006)24, entretanto, relatam que o dente clareado tambm necessita de prazo para que seja reidratado e ganhe estabilidade de cor, portanto o tempo de espera no est vinculado apenas aos procedimentos adesivos.

Com o objetivo de minimizar os problemas adesivos decorrentes do uso de perxidos, muitos autores tm indicado o emprego de agentes neutralizantes. Para Amorim et al. (2002)12 e Torres et al. (2006)10 essa tcnica tem como vantagem alcanar o resultado final do tratamento proposto em curto espao de tempo sem precisar do perodo de descanso ou em situao de emergncia onde os dentes esto sendo submetidos ao tratamento de clareamento.

Lai et al. (2002)25, Chng et al. (2004)23, Bulut et al. (2005)8, Arantes et al. (2005)4, Gama et al. (2006)7 relataram que, quando se faz o tratamento prvio da dentina e esmalte com agentes antioxidantes neutralizantes, as restauraes adesivas ganham fora de unio satisfatria, possibilitando o tratamento restaurador imediatamente aps o clareamento. Por outro lado, Torres et al. (2006)10 ressaltam que embora a resistncia adesiva se torne satisfatria, essa fora de unio inferior a de um dente em seu estado natural.

Os neutralizantes mais estudados so as enzimas antioxidantes catalase, o etanol, a acetona, o cido ascrbico e o bicarbonato de sdio. O bicarbonato de sdio tem efeito neutralizante quando atua em tecido mole. No esmalte e dentina sua ao no significante, sem participao na reestruturao e no processo adesivo como observaram Torres et al. (2006)10.

A catalase, segundo Arantes et al. (2005)4, uma enzima antioxidante primria, que protege o organismo humano contra os radicais de oxignio txico, produzidos durante o metabolismo natural. Esto presentes na lgrima, nas sinapses neurais, tecidos inflamatrios e na saliva, exercendo a funo de proteo. A sua aplicao no tecido dentrio segura e sem contra-indicao, uma vez que est presente por vias normais no organismo. Adicionalmente, Amorim et al. (2002)12 descrevem que sua reao com o perxido resulta em gua e oxignio, e essa decomposio diretamente proporcional concentrao da enzima. Gallucci et al. (2005)26 relatam, ainda, que mais precisamente 1 molcula de  catalase decompe 5.000.000 de molculas de perxido de hidrognio, em um pH = 6,8 e tempo de 1 min.

Gallucci et al. (2005)26, baseados em seus estudos do departamento de engenharia qumica da Universidade Federal de Santa Catarina, enfatizam que a atividade enzimtica influenciada pelo pH, temperatura, concentrao enzimtica, concentrao dos substratos e presena de inibidores, mas nas pesquisas de Amorim et al. (2002)12 e Arantes et al. (2005)4 a variao de pH e temperatura no foi relevante para a aplicabilidade proposta, assim como, no interferiu na condio da cor do dente.

O uso da catalase como tratamento de esmalte e dentina ps-clareamento vivel e satisfatrio, pois consegue eliminar em pouco tempo os perxidos residuais como relatam Arantes et al. (2005). Segundo Amorim et al. (2002) em estudo realizado com tecidos, a mxima eficincia est na concentrao de 0,6g\L, a 50oC em 40 min. J Torres et al. (2006)10 relatam que o tempo de eliminao de 3 minutos e Teixeira et al. (2004) 2 afirmam que a ao neutralizante imediata.

Alm da catalase, o cido ascrbico ou vitamina C outro agente neutralizante que pode ser empregado. Segundo Lai et al. (2002)25 o cido ascrbico (C6H8O6), ascorbato, quando na forma ionizada uma molcula extremamente instvel, atxica, usada em vrias reaes no metabolismo celular, sendo poderoso antioxidante. Gama et al. (2006)7 complementam que o mecanismo de ao do ascorbato de sdio se d por transferncia de eltrons ou por adio de oxignio. Segundo Bulut et al. (2005)8 esse neutralizante em concentrao de 10%, aplicado por 10min sob o dente e lavado abundantemente, tem ao efetiva capaz de reverter o efeito oxidante, beneficiando o tempo clnico. Porm, nos estudos de Lai et al. (2002)25 e Torres et al. (2006)10, relatado que essa ao pode ser melhorada com o aumento no tempo da aplicao, levando em considerao que o tempo de exposio, de grande importncia na estabilidade da molcula.

Torres et al. (2006)10 e Gama et al. (2006)7 acrescentam que o ascorbato de sdio a 10% associado aos adesivos que contenham como solvente o lcool ou acetona apresentam um melhor desempenho ps clareamento. Com o mesmo pensamento, Barghi & Godwinem em 199427 mostraram que os problemas da adeso podem ser reduzidos ou eliminados tratando a superfcie do esmalte, ps clareamento, com carregador de gua, como o lcool, acetona ou utilizando adesivo que contenha acetona. Oliveira et al. (2001)1, Torres et al. (2006)10 e Gama et al. (2006)7 relataram que os adesivos que contm acetona carregam monmeros hidroflicos em sua composio os quais penetram nas porosidades e eroses do esmalte, mesmo com um ambiente mido, e podem interagir com os radicais livres do perxido inativando-os. J os sistemas adesivos base de gua apresentam menor efetividade, justamente pela maior presena de gua, que pode inibir a polimerizao como afirmam Teixeira et al. (2004)2. Para Chng et al. (2004)23, independentemente do tipo de sistema adesivo, na dentina tratada com perxido, a adeso significativamente comprometida, havendo necessidade do tempo de espera para a eliminao dos resduos, para se efetivar o processo.

Diante da diversidade de possibilidades, Torres et al. (2006)10 avaliaram qual a melhor opo ps-tratamento clareador e comprovaram que, de todos os agentes neutralizantes antioxidantes revisados, o que possibilita uma atividade adesiva mais prxima a estrutura dental livre de perxido a enzima catalase. Arantes et al. (2005)4 acreditam que embora a atividade da catalase aumente a fora de unio adesiva so necessrios mais estudos para comprovar sua efetividade, concentrao ideal, tempo de aplicao e sua interao com diferentes sistemas adesivos.

 

CONSIDERAES FINAIS

 

Apesar dos efeitos apresentados pelos diferentes agentes neutralizantes, ainda no h um protocolo de uso que garanta sua eficcia, assim como sua  disponibilizao no mercado ainda deficiente. Contudo, aps o emprego dessas substncias, foi notvel que as restauraes adesivas pudessem ser realizadas em curto tempo ou logo aps o clareamento, com resultados satisfatrios.

 

REFERNCIAS

1-     Oliveira MT, Pacheco JFM, Oshima HMS. Influncia da composio do sistema adesivo na unio ao esmalte de dentes clareados. Rev ABO. 2001; 9(4):217-20.

2-    Teixeira EC, Turssi CP, Hara AT, Serra MC. Influence of post-bleaching time intervals on dentin bond strength. Braz Oral Res. 2004;18(1):75-9.

3-     Souza C, Huck C. Efeito citotxico e biocompatibilidade de agentes clareadores usados na odontologia: Uma reviso de literatura. Robrac. 2006; 15(39):3-14.

4-     Arantes AC, Abboud MC, Freire A, Westphalen VPD, Deonsio MDA, Borsato K, et al. Efeito na catalase sobre a fora de unio adesiva de dentes bovinos expostos ao perxido de carbamida a 10%. Rev de Clin  Pesq Odontol. 2005; 2(1): 47-9.

5-     Siqueira E, Santos M, Neto JAG, Santos FLHV. Resistncia ao cisalhamento de dentes submetidos a duas tcnicas de clareamento, ps restaurados ou no.  Rev Odontol Univ So Paulo. 1997; 11(1):15-19.

6-     Sarrett DC. Tooth whitening today. J Am Dent Assoc. 2002;133(11):1535-8.

7-     Gama AM, Santos RMN, Guimares RP, Silva CHV. Restauraes adesivas em dentes ps clareados: efeito do ascorbato de sdio na remoo do oxignio. Rev Odonto cincia. 2006; 21(53): 238-44.

8-     Bulut H, Kaya AD, Turkun M. Tensile bond strength of brackets after antioxidant treatment on bleached teeth. Eur J Orthod. 2005;27(5):466-71.

9-     Campos I, Pimenta LAF. Substituio de restauraes aps o clareamento dental caseiro. Rev ABO Nac. 2000; 8(2):273-7.

10-  Torres CRG, Konga AFK, Borges AB. The effects of anti-oxidant agents as neutralizers of bleaching agents on enamel bond strength. Braz J oral sci. 2006;16(5):971-6.

11-  Silva CLM, Pereira MA, Silva TCFM. Avaliao in vitro da resistncia de unio adesiva de  uma  resina composta dentina aps aplicao do perxido de carbamida a 10%. JBD j bras dentstica & esttica. 2003; 2(7):197-201.

12-  Amorim AM, Gasques MDG, JrgemA, Sharf M. The application of catalase for the elimination of hydrogen peroxide residues after bleaching of cotton fabrics. An acad bras cinc. 2002; 74(3): 433-6.

 

13-  Lee BS, Huang SH, Chiang YC, Chien YS, Mou CY, Lin CP. Development of in vitro tooth staining model and usage of catalysts to elevate the effectiveness of tooth bleaching. Dent Mater. 2008;24(1):57-66.

14-  Rotstein I, Dankner E, Goldman A, Heling I, Stabholz A, Zalkind M. Histochemical analysis of dental hard tissues following bleaching. J Endod. 1996;22(1):23-5.

15-  Novais RCP, Toledo OA. Estudo in vitro das alteraes do esmalte dentrio submetido ao de um agente clareador.      JBC j bras clin estet odontol. 2000; 4(20): 48-51.

16- Esberard RR, Filho. Estudo in vitro em MEV da morfologia do esmalte, dentina, cemento e da juno amelocementria humanos antes e aps clareamento. (Dissertao de mestrado). Araraquara: Faculdade de odontologia de Araraguara, da Universidade Jlio Mesquita Filho; 2004.

17-  Miranda CB, Pagani C, Benetti AR, Matuda Fda S. Evaluation of the bleached human enamel by Scanning Electron Microscopy. J Appl Oral Sci. 2005;13(2):204-11.

18-  Junqueira JC, Colombo CED, Martins CAP, Tavares PG, Arajo MAM, Valera MC. Efeito da tcnica de clareamento, utilizando perxido de carbamida a 35 por cento, sobre o esmalte dental: avaliao da microscopia de luz polarizada e microscopia eletrnica de varredura. JBC j bras clin estet odontol. 2000; 24(4):61-5.

19-  Joiner A. The bleaching of teeth: a review of the literature. J Dent. 2006 ;34(7):412-9.

20-  Lopes GC, Bonissoni L, Baratieri LN, Vieira LC, Monteiro S Jr. Effect of bleaching agents on the hardness and morphology of enamel. J Esthet Restor Dent. 2002;14(1):24-30.

21- Swift EJ Jr, Perdigo J. Effects of bleaching on teeth and restorations. Compend Contin Educ Dent. 1998;19(8):815-20.

22- Spyrides GM, Spyrides SMM, Leite KSA, Pagani C. A influncia dos agentes clareadores na adeso dentinria. JBC j bras clin estet Odontol. 1999;3(18):24-31.

23-  Chng HK, Ramli HN, Yap AU, Lim CT. Effect of hydrogen peroxide on intertubular dentine. J Dent. 2005;33(5):363-9.

24-  Villalta P, Lu H, Okte Z, Garcia-Godoy F, Powers JM. Effects of staining and bleaching on color change of dental composite resins. J Prosthet Dent. 2006 ;95(2):137-42.

25-  Lai S, Tay F, Cheung F, Mak Y, Carvalho R, Wei S, et al. Reversal of compromised bonding in bleached enamel. J Dent Res. 2002; 81(7): 477-81.

26-  Gallucci C, Leite R, Trossini T. Enzimas. [Trabalho de Concluso de Curso]. Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina. 2005.

27-  Barghi N, Godwin JM. Reducing the adverse effect of bleaching on composite-enamel bond. J Esthet Dent. 1994;6(4):157-61.



** Carolina Baptista Miranda - Graduada pela universidade Estadual de Feira de Santana - Mestra e Doutora em Dentstica pela Universidade Estadual Paulista UNESP – SJC, professor titular da Unio Metropolitana de Educao e Cultura e professor titular do Centro Baiano de Estudos Odontolgicos. e-mail: carolinabmiranda@terra.com.br



1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet