Comentários do leitor

DC Terceirização

por Autumn Sylvia (11/08/2019)


A Súmula 331 do TST, ainda em vigor, prevê expressamente a possibilidade da terceirização apenas de atividades-meio da empresa tomadora, como serviços de vigilância, de manutenção, Empresa de jardinagem em Curitiba limpeza, então consideradas aquelas acessórias à atividade principal.

My page - Empresa de jardinagem em Curitiba Há muita querela em derredor dessa medida. De um lado, há quem defenda que a regulamentação trará ganhos de produtividade e segurança jurídica para corporações. Outros discutem que a medida aumenta a precarização no mercado de trabalho. Analise se prestador possui a intensão de aprimorar os serviços para a sua empresa, visto que nesta relação é essencial possuir uma parceria entre as partes.

Desde ano de 2004 tramita no Congresso Vernáculo uma proposta para mudar a regulamentação da terceirização no Brasil. Proximamente, essa proposta passou a ser bastante discutida ao lucrar prioridade no tratamento de sua votação, levantando uma série de pontos polêmicos sobre processo em questão.

No caso de ações protocoladas depois da reforma trabalhista entrar em vigor, em 11 de novembro do ano passado, não há espaço para oposição na Justiça. A novidade lei diz, explicitamente, que a terceirização vale para qualquer atividade, até a atividade principal" da empresa contratante. Então, ações que chegarem à Justiça contestando a terceirização de atividade-fim devem ser rejeitadas com base nessa nova legislação.

Antes de terceirizar" toda a sua força de trabalho é essencial se notar a pequeno número de questões. Embora agora seja possível contratar prestadores para uma atividade termo, se houver subordinação, habitualidade e pessoalidade do trabalhador, tipo de contrato ainda deverá ser CLT. Este quesito não foi mudado e representa um grande risco de uma terceirização desenfreada".

De acordo com a novidade Lei da Terceirização, caso empresa empregadora direta entre em falência e seja incapaz de honrar seus compromissos trabalhistas, a tomadora dos serviços será, logo, responsável pelo pagamento dos direitos trabalhistas. Atualmente, ambas podem ser processadas, que completa trazendo um maior receio por secção da empresa contratante, com a respectiva redução em sua predisposição a remunerar por cada serviço contratado.

A novidade Lei da Terceirização ainda deixa a prática do que ficou sabido como "quarteirização", assim, uma empresa contratada para prestar determinado serviço para companhia poderá subcontratar uma terceira empresa para conceder os staff que prestarão os serviços.

trabalhador será funcionário da empresa terceirizada que contratou. Ela que fará a seleção e que pagará provento. Por ex, uma fábrica de doces contrata uma empresa terceirizada que presta serviço de limpeza. Os auxiliares de limpeza, então, serão funcionários da empresa terceirizada, que os contratou, não da fábrica de doces.

Assimila-se por terceirização do trabalho quando uma empresa contrata outra para a prestação de um determinado serviço. Esse meio de prestação de serviço tem se estendido no mundo todo, e motivo de seu sucesso é a subtracção de custos com funcionários. No Brasil, a terceirização, não obstante ser permitida, ainda é restrita, porém discute-se a possibilidade de brecha para todas e cada uma das áreas produtivas de companhia. Muito se possui abordado nos mídia e redes sociais no por norma geral sobre esse assunto, que pode ser um possível tema do Enem quanto um projeto de lei em acessível.

Realização de serviços, por secção de empresas ou autônomos, em substituição da mão-de-obra de recursos humanos empregados. Há uma preocupação que os órgãos públicos passem a contratar serviços de terceirização, reduzindo as vagas concursados. Essa possibilidade existe, mas deve ser realmente contestada na justiça. Na prática, isso não deve ter um impacto significativo na esfera pública, porém pode ocorrer em empresas estatais cujos funcionários exercem atividades que podem ser terceirizadas desde agora.

Muitas empresas contratam serviços de consultoria, de contabilidade, call centers, alimento, folha de pagamento, etc., objetivando um serviço que seja mais eficiente e que tenha menor custo se a mesma fosse desenvolver sozinha. De uma mistura como essa, junto a um possante conhecimento de negócios, aparecem empresas como Airbnb, Uber, Spotify e outras que se tornaram líderes nos segmentos quando atuam, desbancando antigos players do mercado.

Uma situação como essa acarretaria em um temporada de transição, quando se teriam professores efetivos e terceirizados dividindo as mesmas funções na local de ensino até que os concursados se aposentassem. Esse processo já ocorreu com os profissionais da limpeza. Antes, eram todos servidores públicos e, em determinado instante, os funcionários terceirizados começaram a chegar, exercendo a mesma função, no mesmo espaço Contratação de terceirização de suporte trabalho, porém com contratos diferentes", explica Márcia.