Comentários do leitor

Trabalho Na Aproximação. O Mundo Do Trabalho Na Globalização

por Gordon McMahan (12/08/2019)


Esse é mas um mito gerado sobre a terceirização. No início dessa prática e gênero de de contratação, bastante se argumentava sobre os prejuízos" em relação aos direitos trabalhistas, mas, conforme previsto na legislação brasileira pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os equipe terceirizados devem manter os mesmos direitos que os demais.

Na versão aprovada pela Câmara foram suprimidos os artigos que tratavam da obrigação das empresas contratantes de reportar acidentes de trabalho. Por exemplo, se ocorrer a morte de um profissional terceirizado na oficina de uma fábrica que gera itens de grife, essa empresa não precisará reportar às autoridades a tragédia, consentindo que a marca se desassocie da responsabilidade social pelo caso.

Essa técnica de administração permite à empresa controlar os custos fixos de produção e comandar os riscos da atividade econômica em função das flutuações do mercado consumidor que deve ser afetado por crises financeiras. Apesar disso, ao desconcentrar a produção, isso faz com que seja estimulada a concorrência entre empresas terceirizadas, estimulando desenvolvimento de inovações tecnológicas que possibilitem reduzir os custos globais de produção.

Pagamento -como os tópicos acima são verificados pelo regime CLT, salário também deverá ser pago pelas empresas terceirizadas prestadoras de serviços. I - A contratação de trabalhadores por empresa interposta é ilícito, formando-se vínculo diretamente com tomador dos serviços, salvo no caso de trabalho temporário (Lei nº 6.019, de 03.01.1974).

vizinho latino, que possui zonas francas para receber corporações estrangeiras, exportou US$ 500 milhões em serviços em 2015. Cerca de 63 mil pessoas estão empregadas no setor e são profissionais com alto nível, que ganham na média US$ 2.500 ao mês.

Embora a Lei declare a carência de vínculo de emprego entre trabalhadores e sócios das empresas prestadoras de serviços e empresa contratante, não significa expressar que nunca vai ter tal vínculo de serviço, porque sabe-se que no recta do trabalho historicamente se aplica princípio da primazia da realidade, que significa expressar que em circunstâncias singulares a prática poderá prevalecer sobre que está escrito.

Em seu voto ministro Alto de Mello apontou que serviços e produtos de empresas brasileiras se tornam custosos demais, a tendência é que consumidor busque os produtos no mercado estrangeiro, que a médio e longo prazo afeta os índices da economia e os postos de trabalho", engrossando caldo da narrativa preconcebida do abate de direitos sociais em tempos de crise econômica.

Não vamos poder perder de vista que a Lei vem regularizar algumas relações já existentes, onde empreendedor assumia risco. Agora com a possibilidade de contratar prestadores de serviço para atividades término, empresas terão regularidade nessa prática.

Para a CUT, a responsabilidade subsidiária deve prejudicar bastante os equipe, que terão mas dificuldades ao exigir seus direitos trabalhistas na Justiça. Look into my page - Empresa de prestação de serviços de Portaria Colocar a responsabilidade em numerosas empresas pequenas que não têm solidez econômica e que são mal administradas, no fim, a conta resta na mão do trabalhador", afirma.

Sandro Mabel, autor do projeto e presidente do congresso dos deputados até janeiro deste ano, justifica as mudanças pela urgência de a empresa moderna ter de se concentrar em seu negócio principal e na melhoria da qualidade do produto ou da prestação de serviço. Para este, ao ignorar a terceirização, os equipe ficaram vulneráveis, desse modo, as relações de trabalho na prestação de serviços a terceiros demandam mediação legislativa urgente, no sentido de definir as responsabilidades do tomador e do prestador de serviços e, assim, prometer os direitos dos equipe.

No julgamento, os ministros do STF mantiveram um outro entendimento do TST - de que a empresa que terceirizar será responsabilizada em caso de não pagamento de direitos trabalhistas pela empresa fornecedora da mão-de-obra. Fundada em 2005, presentemente a Roche se consolida como uma das primordiais empresas de mão de obra no mercado.

Como vamos poder perceber, a temática da terceirização do trabalho é bastante complexa e meta de muitas discussões que opõem empresários e sindicalistas. De toda forma, esse processo vem se exacerbando com progressão da aproximação e do Capitalismo Financeiro pelo planeta, além do regime de Concentração Flexível, que, entre suas premissas, defende a descentralização das atividades produtivas.

Deste modo, com a nova lei, não apenas atividades-meio (como limpeza e segurança) vão poder ser terceirizadas, mas atividades-termo também (a principal atividade desenvolvida pela empresa). Apesar disso, a responsabilidade trabalhista torna-se subsidiária, assim deverá responder, a princípio, empresa contratada.

search.aol.com/aol/http:%5C/%5C/santosbancarios.com.br%5C/uploads%5C/images%5C/2017%5C/04%5C/6683-1492682625.jpg" alt="Quadrilha de Temer d\u00e1 mais um golpe e passa urg\u00eancia para ..." style="max-width:430px;float:left;padding:10px 10px 10px 0px;border:0px;">A terceirização, dizem os defensores da lei, poderá aumentar a eficiência e produtividade das empresas. Do aumento da produtividade viria a redução de custos. Em determinadas atividades, deve ter um proveito de produtividade por conta da especialização em determinadas ocupações. Em vez de empresa ter que fazer ela mesma as atividades em que ela não é boa, ela poderá contratar outra empresa especializada naquela tarefa, que possui know how e experiência em fazer exatamente aquilo", defende Barbosa Fruto. Segundo este, principal efeito será aumento da competitividade das empresas brasileiras.