Comentários do leitor

Muda Para Pior Ou Para Melhor A Vida Do Trabalhador?

por Newton Conte (15/07/2019)


Essa é a principal mudança trazida pela lei: qualquer atividade da empresa poderá ser terceirizada. Here is my homepage - Jardinagem e roçada em Curitiba A restrição vivo com relação ao tirocínio de atividade-termo deixa de valer. Agora é possível que um escola terceirize professores ou que um sanatório terceirize os médicos e enfermeiros, por ex.

Há uma confusão muito extensa, as pessoas acreditam que terceirizado é informal, mas não é. terceirizado possui carteira de trabalho assinada e todos e cada um dos direitos trabalhistas", afirma Hélio Zylberstajn, professor da Universidade de São Paulo. A diferença é que trabalhador terá a carteira assinada pela empresa prestadora de serviços e não mas pela companhia para a qual trabalharia diretamente.

A instabilidade jurídica tem atiçado a "desterceirização" em muitas situações. Cito, por exemplo, a que concerne à questão da subordinação direta. contratante dos Serviços terceirizados bombeiro civil terceirizados não pode dar ordens aos empregados da contratada ou ao autônomo profissional. Assim, caso prestador de serviço estiver fazendo a atividade de modo inadequada, contratante terá de conversar encarregado da empresa contratada sobre ocorrido. Este, por sua vez, vai entrar em contato com terceirizado para atenuar erro.

A insegurança no trabalho, tanto de terceirizados, quanto dos funcionários das empresas contratantes, aumenta a pressão. A redução das relações de ajuda em função da competição exacerbada por meio dessa instabilidade, tornam os staff mais vulneráveis a doenças associadas ao trabalho. absenteísmo _igualmente presenteísmo _em larga graduação afeta a qualidade dos serviços prestados.

Entidades como a Anamatra (associação de juízes do trabalho) Limpeza e conservação sindicatos afiançam que aumento da terceirização prenúncio direitos assegurados aos equipe. Não, os funcionários devem continuar seguindo a legislação. A diferença é que trabalhador terá um contrato de trabalho com carteira assinada com a empresa terceirizada (que presta os serviços), não com a empresa que contrata os serviços.

Outro detalhe controverso cita-se à proposta de transferir para a empresa terceirizada toda e qualquer responsabilidade sobre os direitos trabalhistas dos empregados em questão. Os defensores dessa medida mantêm que isso diminuiria a burocracia e facilitaria processo, deixando questões trabalhistas totalmente nas mãos de uma empresa específica. Os críticos, também, abonam que isso transferiria direitos para empresas menos qualificadas economicamente e haveria, portanto, mais grandes riscos de não pagamentos de salários e encargos, intensificando processo de subtracção dos direitos dos recursos humanos.

Os funcionários terceirizados não são subordinados a empresa contratante, e desse modo não podem realizar tarefas relacionadas ao objetivo social da empresa, cabendo unicamente satisfazer atividades descritas no contrato de trabalho com a empresa contratada.

Deve-se aumentar a presença do domínio de serviços na economia brasileira. Observa-se uma concentração extensa e crescente dos terceirizados no seção de serviços ao longo da década de 2000 até 2016. Destaca-se que, não obstante executar trabalhos, prevalecentemente, em outros setores de atividade (como industrial ou negócio, por ex), corporações buscam qualificar suas atividades no retalho de serviços, oferecido caráter de prestação de serviços, desconsiderando sua atividade final, tendo como um dos vantagens, menores salários do que, por exemplo, no campo industrial, que teve número de terceirizados reduzido em 4 pontos percentuais, porém isso não se reflete no número de trabalhadores que continuam exercendo atividades nas unidades industriais.

mercado alega que com protótipo atual, empresas acabam arcando com muitos encargos - incluindo eventuais processos trabalhistas -, que gera um receio de contratar e prejudica a geração de postos de trabalho. Com a modificação na lei aprovada, existe um exposição do domínio de que, com parte das responsabilidades compartilhadas com uma terceirizada - caberá a ela arcar com encargos trabalhistas -, haveria um aumento no número de vagas no mercado e um incremento no trabalho. Esse detalhe é altercar por centrais sindicais e especialistas, visto que nada garante que vai ter um aumento de contratações.

Em caso de não pagamento de provento ou desvantagens decorrentes da relação de serviço, trabalhador deverá buscar seus direitos junto à prestadora de serviços. Somente depois esgotados os ouro para buscar recebimento dos valores devidos é que a empresa tomadora do serviço será responsabilizada.

Maitencillo (C) fotki.com" style="max-width:430px;float:left;padding:10px 10px 10px 0px;border:0px;">Por último, onde estão os ganhos da nova lei? Além da segurança jurídica, existem três áreas a mencionar: flexibilidade na organização da produção, inclusive com a utilização de poucos colaboradores mais qualificados; maior facilidade no desenvolvimento de processos e produtos, porque será possível organizar grupos de empresas sob um líder enquanto durar processo de inovação; e, finalmente, possibilidade de subcontratação, que, na organização moderna da cadeia de suprimentos, trará um lucro inacreditável.